Educação indígena

Cerca de 200 professores que atuam em aldeias indígenas passam por formação em Araguaína

Evento contou com a presença de renomados especialistas em educação intercultural.

Por Redação
Comentários (0)

05/03/2024 16h10 - Atualizado há 1 mês
Capacitação oferece palestras, oficinas, atividades culturais e outras

Notícias do Tocantins - A formação continuada para professores indígenas e não indígenas que atuam em aldeias das cidades de Goiatins e Itacajá foi aberta nesta segunda-feira, 04, com a participação de cerca de 200 pessoas, educadores da etnia Krahô, proporcionando um ambiente de aprendizado colaborativo e troca de experiências. A realização é da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em parceria com a Cetro Representações e apoio do Instituto ECO Nacional.

A coordenadora de projetos da Cetro Representações, Villany Ferreira, abordou que o objetivo é de promover a valorização da diversidade étnica e cultural no ambiente escolar. “Aqui nesta formação continuada, os educadores terão a oportunidade de aprimorar suas práticas pedagógicas, desenvolver estratégias inclusivas e compartilhar conhecimentos sobre as tradições e saberes das comunidades indígenas”, relatou.

O evento contou com a presença de renomados especialistas em educação intercultural, bem como líderes indígenas que compartilharam suas vivências e visões sobre o papel da escola na preservação das tradições ancestrais. A superintendente regional de Educação de Araguaína, Eulessandra Castilho, declarou que a formação continuada para professores indígenas e não-indígenas representa um marco significativo no avanço da educação intercultural no Tocantins. “Ao promover o diálogo e a valorização das diferentes culturas, a capacitação reforça o compromisso com uma educação mais justa e igualitária para todos”, declarou.

Programação 

A primeira atividade trouxe a palestra "Os Desafios da Educação Escolar Indígena e seu Sucesso pela Superação" com o gerente de Educação Indígena da Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (Seduc), o professor doutor Ercivaldo Xerente. Ele abordou um pouco da sua trajetória, os principais desafios do professor na educação escolar indígena e os principais preconceitos e dificuldades enfrentadas enquanto indígena, dentre outras temáticas.

“Precisamos demonstrar para os não-indígenas a nossa capacidade enquanto indígena e se empoderar através da Educação”, relatou. Por fim, o gerente citou Boaventura de Sousa ao abordar sobre o direito à igualdade. “Temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”, relatou.

A coordenadora de área de Educação da Aldeia Manoel Alves, Juliana Krahô, agradeceu à oportunidade de capacitação e considerou a formação extremamente útil para a sala de aula. “Por muitas vezes estamos há anos em sala de aula, mas não sabemos utilizar todas as metodologias, estratégias e habilidades, pois a gente sabe que é muito abrangente. É uma oportunidade única de aprimoramento profissional e dos nossos conhecimentos que vai refletir diretamente na formação dos nossos indígenas enquanto cidadãos”, complementou. 

Projeto

A capacitação segue até sexta-feira, 08, e vai trazer palestras, oficinas, atividades culturais e dinâmicas, voltadas a interculturalidade, o bilingüismo ou multilingüismo, a especificidade, a diferenciação e a participação comunitária, que consideram a diversidade cultural no processo de ensino e aprendizagem.

Ao longo dos cinco dias de programação, serão ofertadas palestras e oficinas a partir de temas como Fundamentos da educação escolar indígena; Documentos curriculares para a educação escolar indígena no Brasil; Articulação entre RCNEI, DCT, Interculturalidade e competências gerais da BNCC; Educação bilíngue e intercultural; Elementos do planejamento docente dinâmico, participativo e inclusivo considerando a realidade local; A importância do planejamento no processo de ensino e aprendizagem; Estrutura e organização dos planos de aulas; Estratégias para potencializar a qualidade do ensino nas turmas multiseriadas, Ensino Fundamental anos finais; dentre outros.

O objetivo é de promover a realização de uma formação continuada com todos os professores que atuam nas escolas indígenas, visando melhorar a qualidade da educação indígena já ofertada, ampliando seus repertórios, ferramentas e recurso didáticos.

Serão cinco dias de formação continuada com foco na educação indígena

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.