Campanha multivacinação

Cerca de 2 mil moradores de Araguaína atualizam cartão de vacina nos últimos dias da campanha

20 unidades básicas de saúde ainda estão disponíveis para atender a população.

Por Redação
Comentários (0)

10/10/2023 09h11 - Atualizado há 6 meses
Campanha de multivacinação em Araguaína.

Em Araguaína, a campanha de atualização do cartão de vacina para o público-alvo de 0 a 15 anos segue até esta quarta-feira (11/10). Mais de 1.450 pessoas compareceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas ações realizadas nos últimos dois sábados, 30 de setembro e 7 de outubro, quando os postos abriram em horário especial para receber a população. Uma das unidades que registrou maior movimentação foi a UBS do Bairro São João.

No último Dia D, 7, 20 salas de vacinação ficaram à disposição da população das 8 às 17 horas. Ao todo, 733 pessoas receberam 1.055 doses. A dona de casa Fernanda Aguiar não conseguiu ir à UBS no sábado, mas começou a semana levando os seus dois filhos. “É importante para a saúde das crianças e evitar doenças. Sempre fico atenta às datas, nunca atrasei as vacinas e compareço nas campanhas”, contou.

Estefany Aguiar, de 12 anos, filha de Fernanda, tomou a dose contra a Influenza e disse que se sentiu corajosa e mais segura. “Não deixo o medo que eu tenho de agulha ser mais forte, pois a vacina é importante para nos proteger”, disse a estudante.

A enfermeira Thamyres Silva tem uma filha de dois anos e, por orientação médica, precisou adiar a imunização da sua pequena. Mas com a campanha, ela conseguiu regularizar a caderneta na UBS do Bairro São João. “A Aurorinha estava com algumas vacinas pendentes, porque ela estava com intolerância ao ovo e estávamos tratando isso. Hoje, além da consulta de rotina, aproveitei para vacinar ela, pois as vacinas são importantes para todos”, afirmou.

A procura aumentou

A Secretaria da Saúde de Araguaína avalia que as últimas duas semanas de campanha foram fundamentais para contribuir com o aumento da cobertura vacinal. Os sábados foram os dias com maior movimentação nas UBS.

Quase duas mil doses foram aplicadas nos dois sábados, então essa campanha foi muito boa para promover a atualização vacinal na população que tem mais dificuldade de ir às unidades de saúde durante a semana. Para nós, o último sábado foi positivo, apesar do feriado prolongado, e acreditamos que nesses últimos três dias de campanha teremos uma boa procura”, avaliou a diretora de Imunização, Samilla Braga.

Como funciona a imunização?

As UBS funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção das UBS Araguaína Sul, do Bairro de Fátima, da Vila Aliança (Dr. Francisco Barbosa) e do Bairro São João (Avany Galdino da Silva) que funcionam sem pausa para o almoço, das 7 às 19 horas.

Para se vacinar, os pais ou responsáveis precisam levar a caderneta de vacinação, CPF e cartão SUS. Dentre as vacinas ofertadas para o público-alvo estão a Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica C, Febre Amarela, Influenza, Covid- 19, Pneumocócica 10, Pentavalente, Rotavírus, Varicela, Hepatite A, Poliomielite oral, Antitetânica, Meningocócica ACWY e HPV.

Enfermeira Thamyres Silva levou a sua filha para vacinar.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.