As estátuas foram pagas por meio de doações de moradores da cidade.
A cidade de Pium (TO) vai festejar seu aniversário de 70 anos neste mês de junho. O município fica localizado na região central do Tocantins e tem uma população estimada de 7.132 habitantes, segundo o Censo de 2022 do IBGE.
Com o lema "O despertar de um novo tempo!", a prefeitura promoverá várias atividades de 21 a 23 de junho, desde culto e missa em ação de graças pelos 70 anos de emancipação política, bem como desfile cívico, shows, almoço para a população e um detalhe interessante: a inauguração de monumento com estátuas de ícones da luta pela criação do Tocantins.
Cada uma das estátuas tem 1.80 de altura e pesa 130 quilos. Todas foram feitas em bronze. Para fazer as estátuas, o prefeito Valdemir Barros (PSDB) conseguiu levantar os recursos por meio de doações de moradores do município. As estátuas são de Teotônio Segurado, Trajano Coelho Neto e de Siqueira Campos.
No folder com a programação da festa traz o perfil de cada um dos homenageados. Siqueira Campos, um dos mentores do movimento popular pela criação do Tocantins, e que participou da Assembleia Constituinte, a qual deu origem ao Estado do Tocantins.
Sobre Teotônio Segurado, foi ouvidor, desembargador, pesquisador, político e fazendeiro. Foi eleito (governador) separatista do norte de Goiás, atual Tocantins. Mentor e influenciador de ideias que resultaram no movimento separatista.
E por fim, Trajano Coelho Neto, foi jornalista, político e empresário do norte de Goiás nas décadas de 1950 e 1960. Criou o Jornal Ecos do Tocantins, em Pium. Foi fundamental na história de emancipações políticas de municípios do norte goiano, bem como entusiasta da luta separatista na década de 1950. Foi eleito prefeito da cidade em 1961. Suas publicações e ideias cimentaram a luta emancipalista, com levantes em prol da criação do Tocantins.