Transformar Juntos

Cidade inovadora: modelo adotado em Araguaína é apresentado em evento nacional do Sebrae

Secretário da Fazenda expôs os avanços do município na redução de burocracias nos últimos anos.

Por Redação 531
Comentários (0)

04/08/2023 11h29 - Atualizado há 8 meses
Fabiano detalhou todo o trabalho de modernização e digitalização da gestão

Mais uma vez referência no país nos investimentos em tecnologia e inovação nos serviços públicos, a Prefeitura de Araguaína foi convidada para apresentar seu case de sucesso no evento Transformar Juntos, promovido pelo Sebrae, em Brasília, no último dia 3 de agosto. O trabalho apresentado pela Secretaria da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação focou nas ações para redução da burocracia e facilitação de acesso da população aos serviços públicos.

No painel “Transformação Digital e uma Cidade Inovadora: Encante-se com os casos de sucesso de gestores que transformaram suas cidades com inovação”, o secretário Fabiano Souza mostrou em detalhes todo o trabalho de modernização e digitalização da gestão iniciado ainda em 2018.

“Participar de um evento tão grandioso como esse e a convite do Sebrae foi uma excelente oportunidade para Araguaína. Aqui tivemos gestores, consultores e empresários de todo o país que mais uma vez puderam conferir todo o trabalho de qualidade que fizemos na nossa cidade”, ressaltou Fabiano.

Presente no evento, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, ressalta que mais esse reconhecimento do Sebrae sobre o trabalho de modernização e inovação da cidade mostra que o município está no caminho certo.

“Nós sempre temos que seguir avançando, transformando e construindo, mas nos enche de orgulho quando o país inteiro vê tudo que foi feito na transformação digital de Araguaína. Hoje, somos referência e centenas de municípios querem seguir nossa linha de atuação para assim poder melhorar o que é ofertado para a população”, frisou o prefeito.

Ainda durante sua apresentação, Fabiano destacou que, para promover as ações de modernização, primeiro foi preciso mudar o conceito e a forma de trabalhar, com fundamentos básicos da gestão que passam principalmente pela premissa de que “o cidadão precisa confiar no Estado e não ter medo dele”.

Dentro dessa ideia, o secretário citou como funcionou a implementação da Lei da Liberdade Econômica na cidade. “A reforma do Código Tributário Municipal, iniciada em 2017, extinguiu 14 leis, três decretos e uma instrução normativa, entre outras medidas, e facilitou para que Araguaína se tornasse a primeira cidade brasileira a decretar a liberdade econômica, em junho de 2019, no seminário Brasil + Simples”, explicou. Hoje, Araguaína é uma das cidades mais rápidas do Brasil para se abrir uma empresa.

Araguaína também foi a primeira cidade do país a publicar o seu Catálogo de Serviços na Plataforma Gov.br, que agiliza e facilita o atendimento ao público. Hoje, todo o sistema digital do município é integrado com o governo federal.

Economia crescente

“Todas as iniciativas que estamos tomando ajudam no desenvolvimento da cidade e na geração de empregos. Estamos numa crescente de números de vagas geradas nos últimos anos e chegamos a 17,9 mil novos postos de trabalho em 2022”, ressaltou o secretário, que citou a base de dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

De acordo com a Base Nacional de Dados do CNPJ, o número de empresas abertas em Araguaína também cresceu, chegando a 3.319 em 2022, contra 2.166 de 2018, último ano sem a Lei da Liberdade Econômica. “A orientação do prefeito Wagner Rodrigues é facilitar os negócios, facilitar para o cidadão e remover qualquer entrave burocrático que atrapalhe o desenvolvimento. É isso que estamos fazendo na cidade”, ponderou.

Fabiano mostrou ainda como Araguaína se adequou ao Marco Legal das Startups, capacitou os servidores para essa nova realidade de trabalho, a implantação do 5G na esfera pública, tudo de forma sustentável, tanto econômica, como ambientalmente.

Mais um investimento

No evento, Araguaína ainda apresentou o Serprobots GPT, mesma tecnologia do ChatGPT, porém voltado para facilitar a vida dos cidadãos que precisam dos serviços públicos municipais. A atendente virtual do sistema, chamada Iara, já está disponível no site araguaína.to.gov.br. A ferramenta responde a perguntas e indica caminhos sobre os sistemas e produtos disponibilizados pela prefeitura.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.