É a maior reforma administrativa já promovida na Prefeitura de Palmas.
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), aproveitou o fim do prazo para que possíveis candidatos nas eleições de 2022 deixassem seus cargos públicos, a chamada desincompatibilização, para promover uma profunda reforma administrativa na gestão.
A prefeita decidiu enxugar a máquina pública e afirmou que a estrutura precisa de "mais agilidade e capacidade de resolução". "Essa alteração materializa a necessidade de adaptar a estrutura organizacional a uma nova realidade da gestão pública, que exige mais agilidade e capacidade de resolução das necessidades públicas", explicou a prefeita.
O corte foi tão profundo que servidores relataram, nesta segunda-feira (4), que “a prefeitura de Palmas amanheceu acéfala (sem comando) com as exonerações de secretários e gestores executivos".
Na última sexta-feira, 1º de abril, foram exonerados praticamente todos os titulares das pastas da administração da capital. Em outro ato, a prefeita ainda exonerou secretários executivos de 21 secretarias (confira aqui).
Por outro lado, a prefeita já retornou alguns deles e anulou a exoneração do secretário municipal de Saúde, Thiago de Paulo Marconi.
Veja quem foi exonerado no 1º escalão:
Gabinete da Prefeita
Maíra Silva Galvão Araújo
Procurador-geral Mauro José Ribas
Secretária municipal: Ivonete Pereira Motta
Secretário municipal: Rogério Ramos de Souza
Secretário municipal: Agostinho Araújo Rodrigues Júnior
Secretária municipal: Vera Lúcia Thoma Isomura
Secretário municipal: Antônio Trabulsi Sobrinho
Secretária municipal: Cleizenir Divina dos Santos
Secretário municipal: Thiago de Paulo Marconi
Secretário municipal: Fábio Frantz Borges
Secretário municipal: Fábio Barbosa Chaves
Secretário municipal: Carlos Roberto Braga do Carmo
Secretária municipal: Patrícia Rodrigues do Amaral
Secretária municipal: Maria Emília Mendonça Pedroza Jaber
Secretário municipal: Raimundo Rêgo de Negreiros
Secretária municipal: Alaides Pereira Machado
Secretário extraordinário municipal: Thiago Pereira Dourado
Presidente: Giovanni Alessandro Assis Silva
Presidente: Rodrigo Alexandre Gomes de Oliveira
Presidente: Edson Mota de Oliveira
Presidente: Marttha de Aguiar Franco Ramos
Presidente: João Pedro Dornelles Claret
Presidente: Jacqueline Vieira da Silva
Presidente: Yrene Tomiko Nakamura Lima
Presidente: Marcelo Walace de Lima
Possíveis candidatos
Alguns dos nomes já declararam suas pretensões eleitorais em outubro. É o caso, por exemplo, da ex-secretária municipal de Educação, Cleizenir Divina dos Santos, que se filiou ao PSDB para disputar uma vaga de deputada federal.
O ex-vereador Etinho Nordeste, que estava na presidência da agora extinta Fundação de Esportes e Lazer de Palmas, pasta incorporada à Fundação Cultural e renomeada para Fundação da Cultura, Juventude e Esportes de Palmas, deve se candidatar a deputado estadual.
A presidente da também extinta Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), que foi incorporada à Secretaria Municipal da Saúde, Marttha de Aguiar Franco Ramos, também deve concorrer a uma das 24 cadeiras da Assembleia.
Outros nomes já foram nomeados novamente na gestão.
Nomeados no 1º escalão:
O que mudou?
A Medida Provisória nº 02 fez uma mudança total na estrutura do município. Foram extintas quatro fundações, dois institutos, uma agência e uma secretaria. As pastas foram incorporadas a outras secretarias. Confira:
Também houve transformação de secretarias, seja pela junção de pastas ou pela simples mudança de nomenclatura, como o Gabinete do Prefeito que passou a se chamar Gabinete da Prefeita. Veja o que mudou:
Indenização
Como forma de reduzir o gasto da administração municipal com despesas de locação de veículos, combustíveis e manutenção, a MP institui a indenização pela utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos, por força das atribuições próprias do cargo.
A indenização é assegurada aos agentes políticos, aos ocupantes dos cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) do Gabinete da Prefeita, dos cargos do Grupo-Direção e Assessoramento Estruturantes (DAE) e aos departamentos de gestão de finanças, de compras e licitações e de recursos humanos.
A Medida Provisória mantém o atual quantitativo de cargos comissionados e funções gratificadas existentes, que é de 1.171 para o Poder Executivo. A nova organização administrativa está prevista e autorizada na Lei Orçamentária Anual e Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano de 2022, podendo ser ampliada nos limites definidos por estas leis, e dentro dos parâmetros de responsabilidade fiscal.