Palmas

Cinthia Ribeiro se omite na promulgação de lei que reduz taxa de esgoto de 80% para 40% em Palmas

A fiscalização da cobrança será realizada por meio da Agência de Regulação.

Por Redação 1.563
Comentários (0)

08/01/2020 14h59 - Atualizado há 4 anos
Prefeita não sancionou a lei que reduz a taxa de esgoto

Diante da omissão da prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB), o presidente da Câmara Marilon Barbosa (PSB) promulgou a lei municipal nº 2.540, de 6 de janeiro de 2020, que reduz o valor da tarifa de esgotamento sanitário.

Com a nova legislação, que já está em vigor, o percentual cobrado do consumidor palmense passará de 80% para 40% nas residências e 50% para estabelecimentos comerciais, industriais e órgãos públicos.

A promulgação pelo presidente do Legislativo ocorreu devido ao fato de que a prefeita não sancionou a matéria no prazo estipulado por lei, 15 dias ou 48h no caso de veto rejeitado.

Com isso, a Câmara se posicionou nas 48h subsequentes, conforme prevê a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa de Leis.

NOVA LEI

A nova lei prevê os percentuais máximos para a cobrança da tarifa de esgotamento sanitário, cobrada pela BRK Ambiental em Palmas. Este valor é calculado com base no consumo de água tratada pelo usuário, de forma individualizada.

A fiscalização da cobrança será realizada por meio da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos.

São isentos do pagamento de tarifas de esgoto as residências, instituições, órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e industriais que não são alcançados pela rede esgoto, ou aqueles em que não haja possibilidade de uso da rede instalada.

O QUE DIZ A BRK

A BRK Ambiental disse, em nota, que a tarifa pelos serviços de água e esgoto é definida por agência reguladora estadual, conforme a legislação e contratos vigentes.

A empresa afirmou ainda que está analisando os impactos da lei promulgada pela Câmara Municipal de Palmas.

ASSUNTOS palmas esgoto taxa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.