Saúde

Clínica de Araguaína inicia consultas gratuitas em ginecologia, pediatria, psiquiatria e ortopedia

Previsão é realizar uma média de 640 consultas por mês.

Por Redação 830
Comentários (0)

26/02/2024 08h34 - Atualizado há 3 meses
O local funciona no formato de policlínica

Notícias do Tocantins - Em Araguaína, o novo serviço Clínica Saúde Já iniciou as consultas neste mês de fevereiro. O local funciona no formato de policlínica e oferece gratuitamente atendimentos com médicos nas especialidades de Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria e Ortopedia. A expectativa é beneficiar mais de 600 moradores por mês.

“Estamos muito otimistas com esse novo serviço, pois sabemos o quanto isso irá beneficiar as pessoas que mais precisam e agilizar os atendimentos. É um complemento importante para os serviços que a rede municipal de saúde oferece”, afirma a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

Agilidade

Leonardo Cordeiro Alexandre, de 56 anos, morador do Setor Couto Magalhães, trabalhou por muitos anos em uma empresa, onde fazia o descarregamento de cargas. Porém, os movimentos repetitivos fizeram com que ele desenvolvesse diversos problemas na coluna, que levaram ao seu afastamento das atividades.

Ele iniciou o tratamento na UBS Abeny Soares e foi encaminhado para o Saúde Já para se consultar com um especialista em Ortopedia. Todo o processo durou menos de vinte dias. “Pensei que fosse demorar, pois a demanda é muito grande. Mas, graças a Deus, foi tudo muito rápido e estou ansioso nessa ajuda para minha recuperação”.

Outra paciente também atendida no Saúde Já é Maria de Nazaré Cardoso, de  49 anos. Ela sofreu um acidente em 2019 e precisou fazer uma cirurgia no joelho. Após quatro anos, Maria começou a sentir fortes dores no local da cirurgia e teve que retornar ao tratamento.

Em menos de trinta dias, ela consultou com o ortopedista, recebeu o encaminhamento para fazer um raio-x, realizou o exame e retornou à unidade para uma nova consulta. “Foi um processo muito rápido e eu estou muito satisfeita pela agilidade e pelo bom atendimento que recebi”.

Serviço completo

A meta é que, semanalmente, cada uma das especialidades realize 40 atendimentos, uma média de 640 consultas mensais. A estrutura do local oferece três recepções para agilizar os atendimentos e cinco consultórios.

Na mesma unidade também é realizada as consultas de pré e pós-operatórias do programa Araguaína Cuida, que realiza gratuitamente cirurgias eletivas em laqueadura, vasectomia, cirurgias gerais e ginecológicas. Ambos os serviços são custeados por meio de uma emenda parlamentar de R$ 3,5 milhões do senador Irajá, repassada via Ministério da Saúde.

Como obter atendimento?

Localizada na Rua Ipameri, nº 297, no Loteamento Dona Nélcia, a Clínica Saúde Já funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas, sem interrupções para o almoço. Para ter acesso às especialidades do serviço, o morador precisa inicialmente procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da sua casa e solicitar a consulta, que será posteriormente encaminhada para a clínica ou para o Ambulatório Municipal de Especialidades.

Paciente Leonardo Cordeiro Alexandre
Paciente Maria de Nazaré Cardoso

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.