Recursos federais

Codevasf investe R$ 10 milhões na pavimentação de vias públicas em 4 cidades do Tocantins

O prazo previsto para execução dos serviços será de 12 meses.

Por Redação 1.336
Comentários (0)

13/03/2020 14h22 - Atualizado há 4 anos
Pavimentação será feita com blocos de concreto

Cerca de R$ 10 milhões serão investidos pelo Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na pavimentação de vias urbanas e rurais na área de atuação da empresa no estado do Tocantins.

Os investimentos deverão beneficiar cerca de 30 mil pessoas em quatro municípios. No total, serão pavimentados 20 Km de vias. Os recursos são provenientes de Termo de Execução Descentralizada (TED), celebrado entre a Codevasf e a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, do Ministério da Cidadania.

“Essa ação faz parte do apoio ao desenvolvimento dos processos produtivos e crescimento econômico dos municípios e região, uma vez que o excedente da produção, proveniente da agricultura familiar, será escoado com segurança e inserido nos mercados institucionais e privados”, explica Sérgio Luiz Soares de Souza Costa, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf.

Os municípios atendidos serão Itaguatins, São Miguel, Sítio Novo e Piraquê. As vias receberão pavimentação em bloco intertravado de concreto (bloquete). O prazo previsto para execução dos serviços será de 12 meses.

“No momento, as prefeituras estão providenciando os projetos executivos e posteriormente será emitida a Ordem de Serviço pela Codevasf”, explica Frederico Araújo Rodrigues, gerente de Implantação de Obras da Companhia. A eficiência do sistema de pavimentação depende da elaboração de projeto baseado na análise da relação entre características do solo existente e da intensidade de tráfego previsto para a área.

Codevasf no Tocantins

A região hidrográfica dos rios Tocantins-Araguaia foi incluída na área de atuação da Companhia por meio da Lei nº 13.702, de 6 de agosto de 2018. Atualmente, a área de atuação da empresa abrange 27% do território nacional, em 12 estados e no Distrito Federal. Isso corresponde a 1.641 municípios nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru e Paraguaçu nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal, bem como nas demais bacias hidrográficas de Alagoas, Maranhão e Sergipe.

A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que tem a missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Na sua área de atuação, a Companhia promove ações de revitalização de bacias, implantação de projetos públicos de irrigação e infraestrutura hídrica, entre outras atividades.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.