Premiação nacional

Colégio de Itacajá conquista 1º lugar em prêmio da Agência Nacional de Águas

Por Redação AF
Comentários (0)

08/12/2017 17h03 - Atualizado há 2 meses

O Colégio Estadual de Itacajá (TO) recebeu, na última quarta-feira (6), o primeiro lugar do prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA), na categoria ensino, com o projeto Limpar para conservar. A cerimônia de premiação foi realizada no teatro da Caixa Cultural de Brasília.

Essa foi a primeira vez que o Tocantins conquistou tal feito no prêmio da ANA. A escola de Itacajá foi selecionada com um projeto voltado para a preservação do rio Manoel Alves Pequeno, localizado no município, após ter sido selecionado entre as 3 melhores iniciativas do país na categoria ensino.

A diretora da escola vencedora, Klenes Pereira dos Santos Pinheiro, disse estar orgulhosa e animada com o reconhecimento nacional. “Orgulho é a palavra que nos define, pois nosso dever está sendo cumprido à medida que cuidamos do meio ambiente com o nosso projeto. Os alunos estão empenhados nas ações e estamos atingindo resultados satisfatórios. Plantamos hoje para colher amanhã. Certamente iremos dar continuidade a essa ação inspiradora”, afirmou.

Em Brasília, a escola foi contemplada com o Troféu Prêmio ANA e uma viagem para participar do 8º Fórum Mundial da Água, entre 18 e 23 de março de 2018. Este é o maior evento do mundo sobre água e será realizado pela primeira vez no hemisfério Sul. Durante o Fórum, a escola poderá apresentar o projeto para o público dos países participantes do Fórum.

A professora de geografia da Escola de Itacajá, Solange da Silva Brandão, representou a instituição na cerimônia de premiação e falou da importância do projeto para a comunidade. “O projeto é desenvolvido na escola há 15 anos e toda a equipe está sempre envolvida. Buscamos promover a cidadania ambiental na comunidade, realizando multirão de limpeza com os alunos, para proteger o nosso rio”, disse. “Essa premiação é um incentivo para que práticas em prol do meio ambiente sejam desenvolvidas com maior frequência. Estamos ansiosos para disseminar nossa ação no 8° Fórum Mundial da Água, que será uma grande oportunidade”, concluiu.

LIMPAR PARA PRESERVAR

O projeto teve início no ano de 2002 e está na 16ª edição. Foi criado com um plano de aula interdisciplinar de Geografia e História. As ações envolvem também alunos, órgãos públicos, além de grupos de voluntários da comunidade local e outros colaboradores.

Essa ação tem o objetivo de promover a sensibilização ambiental de todos os alunos da unidade escolar e comunidade em geral, em especial a comunidade ribeirinha, sensibilizando a todos, quanto à importância da conservação do meio ambiente, sobretudo do rio Manoel Alves Pequeno, que margeia Itacajá.

Ações como papo show com palestras de conscientização abordando a importância dos rios para a preservação da biodiversidade, inclusive dos seres humanos, foram desenvolvidas no mês de setembro deste ano. Nas ações desenvolvem-se apresentações por meio de movimentos culturais dos alunos, envolvendo declamação de poemas ligados à temática do meio ambiente.

Atividades envolvem todos os alunos, a exemplo do mutirão de limpeza do rio Manoel Alves Pequeno, com estudantes do ensino médio e demais colaboradores como órgãos públicos, grupos de voluntários e comunidade local. Os estudantes do ensino fundamental distribuíram panfletos nas principais ruas da cidade.

PRÊMIO ANA

A premiação visa reconhecer o mérito de iniciativas que atuem na contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos no Brasil, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Além disso, o Prêmio ANA dá destaque a trabalhos que apontem caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para os brasileiros.

Comentários (0)

Mais Notícias

Palmas

BMW fica completamente destruída após pegar fogo na Avenida Teotônio Segurado

A BMW ficou completamente destruída após o incêndio. Ninguém ficou ferido.

Violência

Adolescente de 15 anos é morto com três tiros durante assalto no sul do Estado

O menor foi atingido por três disparos na cabeça e no tórax.

Acidente

Mulher tem perna esmagada por veículo após acidente em cruzamento de Palmas

Testemunhas disseram que a motociclista tentou atravessar a Teotônio quando foi atingida

Álcool e direção

Motorista bêbado invade a contramão, colide e mata motociclista na TO-080

Com o impacto da batida, moto e condutor foram arremessados cerca de 30 metros.

Perigo

Crianças são arrastadas por enxurrada enquanto banhavam em córrego de Palmas

Os garotos tomavam banho no córrego quando foram surpreendidos pela força da água.

Engavetamento

Ônibus perde freios e provoca engavetamento na principal avenida de Araguaína

O engavetamento envolveu um ônibus, um veículo de passeio e um caminhão de pequeno porte.

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes
Nosso Whatsapp
063 9 9242-8694
Nosso Email
redacao@arnaldofilho.com.br
Copyright © 2011 - 2018 AF Notícias. Todos os direitos reservados.