Aniversário

Colinas do Tocantins comemora bodas de diamante e pioneiro relembra começo em 1960

A cidade nasceu com a abertura da rodovia Belém Brasília (BR-153).

Por Redação 1.798
Comentários (0)

21/04/2020 10h47 - Atualizado há 3 anos
Pioneiro da cidade João Tomaz

Uma das principais cidades no estado do Tocantins, Colinas completa 60 anos de emancipação político-administrativa neste feriado de Tiradentes, 21 de abril.

Por causa da pandemia de coronavírus, a prefeitura disse que não realizará a tradicional festa que acontece todos os anos. "Me orgulho muito de ter crescido nessa cidade e como muitos outros moradores, que construíram ao longo destes 60 anos, histórias de referência e sucesso, também me sinto realizado aqui”, disse o prefeito Adriano Rabelo.

Colinas do Tocantins nasceu com a abertura da rodovia Belém Brasília (BR-153), aos 21 de abril de 1960, idealizada por Elias Lopes da Silva. “Eu estava lá, no dia que foi colocada a pedra fundamental, na Praça 21 de abril. Era um menino ainda, 14 anos, e soltei fogos, estava feliz. Sabia que ali nascia uma cidade que não ia parar de crescer”, disse o pioneiro João Pereira Lima, conhecido como João Tomaz.

Emocionado, sentado em frente à sua casa, na rua que leva o nome de seu pai, José Pereira Lima, João contou que eles chegaram naquela localidade em uma tropa. Eram cerca de 80 pessoas que traziam na bagagem muitos sonhos. “Eu comecei a trabalhar com olaria, depois fiz tantos outros serviços e vi também tantas outras pessoas chegarem para instalar seus negócios. Não quis mais ir embora. O lugar me encantou. Muito bonito, plano, uma colina, aqui criei minha família e estou muito feliz”, disse.

João contou que o primeiro nome do povoado, foi Nova Colinas porque ficava em uma planície, próxima à Serra Azul. “O local atraiu muitas pessoas de várias partes do país, à procura de terras, espaços comerciais e empregos”.

O povoado de Nova Colinas ganhou o nome de Colinas de Goiás em 1962, como distrito de Tupiratins. No ano seguinte, em 1963, foi elevada a cidade e com a criação do Estado do Tocantins em 1989, passou a se chamar-se Colinas do Tocantins. Hoje a cidade possui mais de 30 mil habitantes, segundo o IBGE.

Colinas do Tocantins tem hoje mais de 30 mil habitantes

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.