Ranking Covid

Cidade no Bico do Papagaio é a 2ª com maior número de mortes por covid-19 no Tocantins

O município de pouco mais de 35 mil habitantes ultrapassou a capital no número de óbitos

Por AF Notícias 2.754
Comentários (0)

19/05/2020 15h20 - Atualizado há 3 anos
Além dos 07 óbitos, o município tem 35 casos confirmados e 108 pessoas em isolamento domiciliar

O município de Araguatins, na região do Bico do Papagaio, confirmou mais três óbitos por causa da covid-19 apenas nesta terça-feira (19) e subiu para a 2ª posição no ranking de mortes no Tocantins, ultrapassando a capital Palmas.

Entre as novas vítimas fatais está um homem de apenas 41 anos, que faleceu no dia 14 de maio, mas o resultado do exame só saiu agora. Ele tinha hipertensão e diabetes.

As outras vítimas são uma idosa de 72 anos, que faleceu no domingo (17), e um idoso de 94 anos, que veio a óbito na segunda-feira (18). Agora o município contabiliza 35 casos confirmados da doença, 108 pessoas em isolamento domiciliar e 07 óbitos.

Todas as três vítimas fatais estavam internadas no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), onde não há nenhum leito de UTI.

HOSPITAL DE AUGUSTINÓPOLIS

Na segunda-feira (18), o Ministério Público ajuizou uma ação visando obrigar o Estado a instalar, em caráter de urgência, 10 leitos de UTI no Hospital de Regional de Augustinópolis para atender aos pacientes com Covid-19.

A unidade hospitalar é referência para 23 municípios da região do Bico do Papagaio, que somam população de 208 mil habitantes, porém não possui nenhum leito de UTI.

Conforme o MP, já consta na Programação Anual da Saúde para 2020 a instalação de 10 leitos de UTI no referido hospital, havendo, portanto, previsão orçamentária. Em outro processo judicial, o Estado informou que os trabalhos para implantação estariam em fase final e que a previsão era de colocar os leitos em funcionamento na primeira quinzena de maio deste ano, mas nada foi feito.

GRAVIDADE

O MPTO sustenta que o Governo do Estado reconhece a gravidade do cenário da Covid-19, haja vista ter decretado a medida de lockdown em 33 cidades do norte, determinando a paralisação de atividades não essenciais e restringindo a circulação de veículos e pessoas.

O órgão também cita o crescimento elevado de casos confirmados de covid-19 entre 1º e 17 de maio nas cidades da região: São Miguel, 233%; Augustinópolis, 400%; Axixá do Tocantins, 2.400%; e Araguatins, 2.800%. O número de óbitos por Covid-19 nos municípios da região saltou de 1 para 12 no mesmo período.

Conforme o MP, o Hospital de Augustinópolis está próximo a entrar em colapso e que Araguaína, que poderia vir a socorrer os pacientes da região do Bico do Papagaio, já está com seus leitos quase todos ocupados em razão da 'explosão' de casos na própria cidade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.