Araguaína

Número de pacientes em UBS aumenta 900% por dia após nova onda de gripe e Covid

Procura por atendimento aumentou de 20 para 200 pessoas por dia.

Por Redação 1.803
Comentários (0)

23/06/2022 08h25 - Atualizado há 1 ano
Ampliando horário de atendimento da UBS do Setor Alto Bonito.

A Prefeitura de Araguaína retomou o horário estendido de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) José de Souza Rezende, no Setor Alto Bonito, para os casos de pessoas com sintomas de gripe. 

O atendimento volta a ser sem intervalo, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Já o horário de funcionamento para pacientes dos serviços do Programa Saúde da Família segue normal, das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h30.

Decidimos retornar ao atendimento em horário ampliado por causa da grande procura de pessoas com sintomas gripais nos últimos dias. Com a ampliação do horário, queremos evitar tumultos e garantir atendimento seguro a todos. Vale destacar que o horário estendido é só para os pacientes com sinais de gripe”, explicou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Helena.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Araguaína, a procura por atendimento médico na UBS José de Souza Rezende, que segue como referência para casos gripais, aumentou de 20 para 200 pacientes por dia - aumento de 900%.

CASOS DE COVID

Houve crescimento também no número de casos da covid-19 em Araguaína. No mês passado, foram 32 casos confirmados da doença, já neste mês são 425 novos casos até esta quarta-feira, 22.

"Nesse período do ano é comum o aumento de pessoas com sintomas gripais, por isso reforçamos que a população tenha atenção para os cuidados básicos com a higiene, hidratação e evite contato com outras pessoas, em caso de estar com sintomas, sem o uso de máscara. Surgiu sinal de nariz entupido, coriza, tosse, febre, falta de olfato ou paladar ou outros, procure a UBS”, concluiu a superintendente da Atenção Básica.

SAIBA MAIS

Tosse, febre, mal-estar e sensação de cansaço são alguns sintomas comuns a gripes, resfriados e covid-19, doenças virais que comprometem o sistema respiratório. Em casos de alguns desses sintomas, o paciente deve procurar a UBS de referência para avaliação médica.

FIM DE SEMANA

Aos fins de semana, em caso de necessidade de atendimento de urgência e emergência para casos gripais, assim como nos casos de sintomas graves da influenza como cansaço excessivo, febre acima de 39 graus, vômitos e diarreia, a população deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro, no Setor Araguaína Sul.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.