Aumento de casos

Com aumento na procura, UBS do Araguaína Sul só atenderá casos de gripe e covid-19

Em janeiro, a média de atendimentos diários saltou para 170 pessoas.

Por Redação 690
Comentários (0)

07/01/2022 09h30 - Atualizado há 2 anos
As unidades de referência atendem de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Araguaína Sul voltará a atender, a partir desta sexta-feira (7), apenas pacientes com sintomas gripais leves ou com suspeitas da covid-19. No pico da pandemia, a unidade era exclusiva para casos de coronavírus, mas voltou a atender a população em geral após a redução no número de infecções causadas pelo vírus na cidade.

Além da UBS do Araguaína Sul, a população com esses sintomas podem buscar atendimento também na Unidade Básica Dr. José Rezende, no setor Alto Bonito. Os locais funcionam das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.  

“Fizemos a ampliação no número de unidades referência para garantir que neste momento não haja risco de superlotação e continuarmos atendendo a população com eficiência, diante do aumento de pacientes com sintomas gripais”, afirmou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

Nas últimas semanas, houve aumento na demanda das unidades de saúde. Do dia 27 a 31 de dezembro, foi registrado uma média de 120 a 150 atendimentos diários na UBS Dr. José Rezende, esses números aumentaram para 170 pessoas atendidas no último dia 4 de janeiro.

Veja mais

Outras unidades

Com a UBS Araguaína Sul atendendo exclusivamente pessoas com sintomas gripais ou casos suspeitos da covid-19, os moradores do setor ou cadastrados na unidade serão encaminhados para outras UBS.

“Os pacientes, hipertensos, gestantes, diabéticos, com hanseníase e que pertencem ao Programa Estratégia e Saúde da Família estão sendo direcionados pelas nossas equipes para atendimentos em outras unidades de saúde, mas eles também podem procurar uma UBS que seja mais fácil de atendimento para ele”, explicou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Helena Eneias.

Sintomas graves

Em casos de sintomas graves da influenza como cansaço excessivo, febre acima de 39 graus, vômitos e diarreia, a população deve procurar a UPA (unidade de pronto atendimento).

Quanto aos sintomas graves da covid-19, como dificuldade para respirar, perda de apetite, dor persistente ou pressão no peito, o atendimento é realizado no Hospital Municipal de Campanha, no Setor Jardim das Flores.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.