Saúde bucal

HMA ganha consultório móvel odontológico e passa a oferecer tratamento nos próprios leitos

Serviço odontológico é ofertado no hospital desde 2019.

Por Redação
Comentários (0)

22/02/2024 09h37 - Atualizado há 2 meses

Pode até não parecer, mas o cuidado com a higiene bucal faz toda a diferença quando o assunto é a prevenção de infecções bacterianas, como a pneumonia e a endocardite, em pacientes que não estão tendo condições de fazer a higiene bucal diária enquanto se recuperam de alguma doença ou se reestabelecem após uma cirurgia cardíaca.

Por isso, o protocolo de atendimento dentário para pacientes internados no Hospital Municipal de Araguaína (HMA), instituído desde 2019, ganhou mais um aliado: o consultório móvel odontológico. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações multidisciplinares e tem como objetivo reduzir as complicações em pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou naqueles submetidos a cirurgias cardíacas.

No começo do mês, o prefeito Wagner Rodrigues visitou o hospital e conheceu o novo equipamento. O gestor ressaltou que o cuidado e atenção à criança que aguarda uma cirurgia faz toda diferença no processo de recuperação.

“Esse é mais um trabalho incrível que contribui para a saúde e bem-estar das crianças que estão aguardando a cirurgia. O consultório portátil é mais um serviço de excelência conduzido por pessoas altamente capacitadas, que junto aos demais profissionais conseguem manter a unidade como referência no estado, sendo uma das melhores do país em cirurgias cardíacas”, destacou Wagner.

Mais tratamentos disponíveis

De acordo com a idealizadora do projeto, a cirurgiã dentista e especialista em Odontologia Hospitalar, Marlei Pires, a ausência de limpeza bucal e tratamento dentário adequado favorece a proliferação de bactérias na boca que podem desencadear processos infecciosos e piorar o quadro dos pacientes.

“O trabalho da odontologia hospitalar é fazer esse manejo bucal para reduzir a quantidade desses microrganismos que podem se deslocar para outras partes do corpo, como pulmão e coração, piorando a saúde do paciente que já está vulnerável”, comenta.

Ainda segundo ela, o consultório móvel odontológico aumentou ainda mais as possibilidades de tratamentos nesses pacientes. “Nosso equipamento hoje é completo e nos permite fazer, além das intervenções químicas, as físicas, com o uso das ponteiras para restauração, tratamento de canal e todas as ferramentas que usamos em um consultório fixo”, comenta a dentista.

Vivendo a experiência

Antes de passar por uma cirurgia cardíaca no HMA, a pequena Ana Kethelly Santos Silva, de seis anos, que reside em Itapiratins, recebeu atendimento de saúde bucal no próprio quarto onde estava internada.

Para a mãe e estudante, Hellen Nayara dos Santos Azevedo, de 22 anos, que acompanhou o atendimento da filha, a consulta foi tranquila e humanizada. “Foi um atendimento maravilhoso, porque não foi preciso sair do hospital, a equipe veio até o quarto onde minha filha estava e a atenderam de forma tranquila, com paciência e carinho”, conta.

Saúde bucal e internação

Com a chegada do equipamento, a equipe consegue atender a criança, seja na enfermaria, UTI, ou no centro cirúrgico, reduzindo possíveis complicações e contribuindo para a recuperação e bem-estar do paciente.

“Antes, nos deslocávamos do hospital com o paciente para realizar tratamento odontológico em uma Unidade Básica de Saúde. Hoje realizamos o tratamento odontológico de forma lúdica, humanizada e segura, o que é possível graças à existência do consultório à beira leito. Isso é excelência”, ressalta Marlei.

Atendimento multidisciplinar

A equipe da saúde bucal do HMA atua em conjunto com a equipe multidisciplinar do hospital, que é formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. Juntos eles promovem mais saúde e menor tempo de hospitalização para as crianças.

Diversão e informação

E além dos procedimentos, os profissionais da Odontologia também fazem a conscientização dos pequenos sobre a importância de higienizar os dentes e a boca. “Na brinquedoteca do HMA, as crianças aprendem a limpar os dentinhos com uma série de atividades lúdicas e educativas para prevenir doenças bucais”, enfatiza a odontóloga.

Esse movimento lúdico ainda ajuda a tranquilizar os pacientes que serão submetidos a alguma cirurgia odontológica. “Trabalhar com crianças exige muita criatividade de nós, profissionais, para tornar o processo mais humanizado e tranquilo. E aqui conseguimos criar conexões com nossos pacientezinhos”, reitera a cirurgiã dentista.

Sobre o HMA

De forma gratuita, os serviços oferecidos no Hospital Municipal de Araguaína são custeados pela Prefeitura de Araguaína e Governo do Tocantins, recebendo também recursos da União para as cirurgias cardíacas infantis.

Desde 2018, a unidade que é referência para o atendimento via SUS de crianças no estado, já realizou 3.064 procedimentos, desses, mais de 200 foram cirurgias cardiovasculares pediátricas.

Administrada pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), a unidade é a única do Tocantins a possuir condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação desse tipo de serviço.

Na brinquedoteca do HMA, as crianças aprendem a limpar os dentinhos
No começo do mês, o prefeito Wagner Rodrigues visitou o hospital e conheceu o novo equipamento
Com a chegada do equipamento, a equipe consegue atender a criança, seja na enfermaria, UTI, ou no centro cirúrgico

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.