Saúde

Com força-tarefa, médicos realizam seis procedimentos de CPRE; objetivo é zerar fila no HGP

Procedimento é feito na hemodinâmica e não há necessidade de cortes.

Por Redação
Comentários (0)

04/02/2023 19h29 - Atualizado há 1 ano
A patologia mais frequente é o cálculo de colédoco (coledolitiase).

Neste sábado (04/02), foram realizados seis procedimentos de Colangio Pancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Esse é um procedimento endoscópico realizado para o diagnóstico e tratamento das doenças das vias biliares e pancreáticas, como cálculos biliares, tumores pancreáticos, estreitamentos das vias biliares e pancreáticas, cistos de colédoco, etc.

A iniciativa faz parte de uma força-tarefa cujo objetivo é zerar a fila dos pacientes internados na unidade hospitalar.

O médico endoscopista digestivo do HGP, Fernando Miyamoto, explicou que o procedimento é minimamente invasivo. “É realizado por endoscopia, utilizado no tratamento de doenças da via biliar principal. A patologia mais frequente é o cálculo de colédoco (coledolitiase). Outras doenças que são tratadas por CPRE são as fístulas biliares, obstruções e estenoses benignas e malignas nas colangites (infecção da bile)”.

O especialista acrescentou que a CPRE é o procedimento mais indicado no tratamento dessas doenças. “É feito na hemodinâmica e não há necessidade de cortes, nem internação mínima e o paciente tem o retorno às suas atividades em poucos dias”.

A paciente Maria de Fátima da Silva Costa, de 66 anos, já passou por uma CPRE anteriormente e precisou voltar devido à uma crise. “Espero que resolva dessa vez, com fé em Deus vou ficar livre desses cálculos que me causam muitas dores abdominais”.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.