Saúde infantil

Hospital Municipal de Araguaína contrata nova equipe médica para cirurgias cardíacas pediátricas

Desde 2019, unidade já atendeu mais de 200 crianças na área cardiovascular.

Por Redação 524
Comentários (0)

21/12/2023 08h37 - Atualizado há 4 meses
Victória Soares Maciel, de dois anos e sete meses, foi operada no HMA.

Foi nos braços da nova equipe médica de cirurgia cardíaca pediátrica do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) que a pequena Victória Soares Maciel, de dois anos e sete meses, comemorou, ao lado da mãe, a alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após passar por um procedimento cirúrgico que durou cerca de seis horas.

Para a mãe de Victória, a administradora Raiane Soares da Silva, a atenção e o carinho dos profissionais com a filha fizeram toda a diferença, tanto na realização da cirurgia, como no amparo pós-operatório.

“Foram dias de muita apreensão, dias dolorosos, mas, com a graça de Deus e o cuidado dessa equipe maravilhosa, vencemos e já estamos em casa. Quero agradecer a todos os profissionais pelo excelente atendimento, atenção e, o mais importante, o carinho e a dedicação de cada um. Para nós, vocês são verdadeiros heróis, anjos enviados por Deus”, agradeceu Raiane.

A médica e diretora técnica do HMA, Elena Medrado, explica que Victória recebeu uma cirurgia considerada de alto risco, o CEC, que é quando um aparelho realiza o trabalho do coração no organismo, enquanto o órgão é operado.

A paciente sofre de cardiopatia congênita e essa foi a sua segunda cirurgia desde que nasceu. A operação dela foi delicada e complexa, mas considerada pela nova equipe médica como um sucesso. Com a chegada dos novos médicos da equipe cirúrgica, temos a certeza de que ampliaremos o atendimento. Aliado ao trabalho humanizado e as habilidades técnicas prestadas, será possível contribuir ainda mais com a vida desses pacientes”, disse a médica.

Nova equipe

A cirurgia de alta complexidade realizada na paciente Victória foi feita pela nova equipe de médicos cirurgiões do HMA: Pabllo Namorato Barros, Cláudio Almeida Paiva e Renata Cabral Pedroza, todos de Belo Horizonte (MG).

A chegada dos especialistas deve aumentar a capacidade de atendimento para, pelo menos, oito cirurgias por mês, e diminuir o tempo de internação dos pacientes. Pela primeira vez, o HMA registrou 17 procedimentos em menos de dois meses.

Hoje, Araguaína é referência em cirurgias de média e alta complexidade, e todos esses resultados só foram possíveis graças à equipe competente do próprio hospital e do seu excelente corpo médico. Nosso objetivo como gestão é amparar e apoiar cada vez mais a unidade para que, muito em breve, possamos ofertar procedimentos cada vez mais complexos e oferecer aos pacientes mais qualidade de vida”, destaca a secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

Referência em cirurgias pediátricas

O serviço de cirurgia cardíaca pediátrica do HMA conta com uma equipe multidisciplinar formada por vários profissionais, entre eles dois cirurgiões cardíacos pediátricos, um perfusionista, dois anestesistas e um médico especialista em cardiopediatria, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais profissionais das áreas que atuam no suporte às cirurgias.

Administrado pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) e fiscalizado pela Prefeitura de Araguaína, o hospital já atendeu mais de 200 crianças com tratamentos cardiovasculares pediátricos desde 2029.

Em maio deste ano, o HMA recebeu a habilitação na assistência de alta complexidade cardiovascular e na realização de cirurgias cardíacas pediátricas do Ministério da Saúde. A unidade é a única do Tocantins a possuir condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação desse tipo de serviço. Todo o processo de regulação das cirurgias cardíacas pediátricas e o tempo de espera para a realização dos procedimentos no HMA é feito pelo Governo do Tocantins.

Cirurgia pediátrica

Além das cirurgias cardíacas, o hospital realiza cirurgias eletivas pediátricas, como malformações congênitas ou doenças adquiridas. O serviço de cirurgia pediátrica foi iniciado em dezembro de 2018 pelas médicas Joyce Lisboa e Nyrla Yano.

Os procedimentos são realizados por via aberta ou minimamente invasiva, por meio de videocirurgia, de acordo com cada caso, sempre visando a segurança e o bem-estar da criança para uma melhor recuperação.

Referência nacional e internacional

O HMA é o único no Tocantins e o segundo da Região Norte do Brasil contemplado com o prêmio “Melhores Hospitais Públicos do Brasil” concedido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBross). Dentre os 40 hospitais avaliados, a unidade ficou em 22º lugar, na mesma colocação que outras duas instituições de São Paulo (SP), o Hospital Estadual Sapopemba e o Hospital Geral do Grajaú.

Com atendimento humanizado, boas práticas assistenciais e a governança clínica aplicada, em 2021 o Hospital Municipal de Araguaína também conquistou o selo Acreditação Qmentum Internacional, com nível de excelência “Diamante”, o mais alto do programa com sede no Canadá.

Chegada dos especialistas deve aumentar a capacidade de atendimento.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.