Decisão unânime

Conselho Superior decide extinguir Defensoria Pública no município de Axixá do Tocantins

Os atendimentos passam a ser feitos em Itaguatins.

Por Redação 836
Comentários (0)

09/03/2020 10h21 - Atualizado há 4 anos
Município de Axixá perde unidade da Defensoria Pública

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Tocantins decidiu pela extinção da unidade da instituição sediada em Axixá, na região do Bico do Papagaio.

O município está localizado a 584 Km de Palmas e possui cerca de 9,7 mil habitantes (estimativa IBGE/2019). A medida de extinção entrará em vigor 20 dias após publicação da Resolução do CSDP nº 188/2020 no Diário Oficial do Estado (DOE).

Para a decisão, os membros do Conselho citaram que a Comarca de Axixá foi desinstalada e anexada à comarca de Itaguatins, medida esta tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) por meio de Resolução nº 99/2019.

Desta forma, o Conselho disse que a prioridade é que a Defensoria Pública esteja presente em locais com sedes de comarcas. A decisão foi tomada por unanimidade.

Presidente do Conselho Superior, o defensor público-geral Fábio Monteiro dos Santos disse que a medida gera economicidade para a administração pública sem comprometer os atendimentos a quem mais precisa, tendo em vista que a Instituição possui projetos e programas, como “Defensoria Itinerante”, “Defensores na Comunidade”, entre outros, que viabilizam o atendimento sem a necessidade da pessoa se deslocar até a sede da Instituição.

Os servidores públicos que atualmente atuam na DPE-TO em Axixá serão lotados em outras unidades da Instituição. Mesmo com a medida, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins continua presente em todas as comarcas do Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.