Mais Saúde

Consultas gerais nas UBS de Araguaína agora serão agendadas exclusivamente por aplicativo

Mais Saúde é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android.

Por Redação 1.251
Comentários (0)

21/08/2023 09h21 - Atualizado há 8 meses
UBS do Distrito Novo Horizonte, em Araguaína

A partir do dia 1º de setembro, para realizar o agendamento de consultas médicas gerais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Araguaína, o cidadão deverá usar exclusivamente o aplicativo Mais Saúde. O 0800 641 2200 será inativado para o serviço de marcações.

A vantagem do aplicativo é que ele oferece acesso 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo serviços de saúde, histórico de vacinas, dados cadastrais e localização de serviços no Google Maps. Além disso, o app garante transparência nos agendamentos, notificações por SMS e WhatsApp e interação via e-mail. A mudança visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos de saúde, proporcionando mais eficiência e comodidade.

"Com a nova atualização, lançada na última semana, uma nova funcionalidade enviará mensagens de WhatsApp na noite anterior à consulta agendada. Por exemplo, se você tem uma consulta marcada para amanhã, hoje à noite você receberá uma mensagem informando sobre a consulta”, esclarece Jales da Silva Dias, diretor de Informação da SUPAB (Superintendência da Atenção Básica).

O diretor explica como é o processo após solicitar o agendamento pelo aplicativo. “Desde o início, após agendar, você também receberá uma mensagem SMS confirmando o agendamento. A primeira confirmação via SMS ocorre logo após o agendamento e a mensagem pelo WhatsApp é enviada na véspera da consulta", explicou.

O diretor ressalta, ainda, que os agendamentos de consultas médicas em programas específicos continuarão sendo feitos nas recepções das unidades básicas de saúde, enquanto as consultas gerais serão agendadas exclusivamente pelo aplicativo.
 
Como agendar

Para garantir o primeiro acesso, o cidadão precisa baixar o aplicativo, disponível em lojas de aplicativo IOS e Android, ter o Cartão SUS atualizado e dirigir-se a UBS de referência. É necessário atender a critérios relacionados aos dados cadastrais no PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), incluindo possuir uma UBS associada e fazer parte de uma equipe da ESF (Equipe de Saúde da Família) vinculada a essa unidade. O primeiro acesso é feito por meio do CPF e da data de nascimento.

Eficiência e comodidade

O aplicativo Mais Saúde Araguaína também fornecerá informações sobre os serviços de saúde pública oferecidos à população, incluindo localizações e endereços das UBS, Centro Especializado em Odontologia (CEO), Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD), Regulação Municipal, Ouvidoria do SUS, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Sanitária, entre outros. Cada órgão terá uma descrição do serviço prestado, juntamente a um botão de GPS que permitirá traçar a rota até o destino desejado.

Ouvidoria ativa

Jales reforça que os cidadãos podem continuar avaliando os serviços da saúde de Araguaína por meio da Ouvidoria do SUS, pelo telefone 156. O atendimento funciona há 12 anos na cidade e permite aos usuários da rede básica de saúde do município esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do SUS e da rede de atendimento local, além de registrar sugestões, elogios, reclamações e denúncias, sem custos de ligação.

A Ouvidoria do SUS continua disponível para os usuários da rede básica de saúde no telefone 156 para registrar sugestões, elogios, reclamações e denúncias.

A vantagem do aplicativo é que ele oferece acesso 24 horas por dia, todos os dias da semana,

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.