Em Araguaína

Suspeita de covid: Saiba quando procurar uma Unidade Básica de Saúde para realizar o teste

A partir do 3º dia com sintomas, procure atendimento médico.

Por Redação
Comentários (0)

10/01/2023 10h37 - Atualizado há 1 ano
Teste de RT-PCR em pessoa com sintomas.

Desde o início da pandemia da Covid-19 tem sido comum a dúvida da população quanto ao momento adequado para procurar a unidade básica de saúde (UBS) e realizar o teste que identifica a doença. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, é importante reforçar as orientações para facilitar a busca pelo tratamento.

O objetivo é orientar a população de Araguaína sobre os sintomas gripais e quando eles podem indicar uma possível infecção para a covid, pois os sintomas são semelhantes. Além disso, a segurança quanto ao resultado do teste depende, de quando a pessoa procura a unidade básica”, destaca a diretora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Renata Borges.

A diretora explica que o momento mais adequado para procurar atendimento médico é a partir do terceiro até o sétimo dia dos sintomas. “É nessa fase que a carga viral é maior. Antes desses dias, o resultado pode apontar um falso negativo, conforme vem registrando o Ministério da Saúde”, explicou.

Sobre o teste

Os testes são disponibilizados à população em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Além dos exames clínicos dos pacientes com sintomas da doença, todas possuem testes do padrão RT-PCR, mais conhecido como SWAB nasal ou teste do cotonete, que tem um grau maior de precisão para detectar a presença do novo coronavírus.

Ao realizar o exame e positivar para a doença, o paciente já recebe todo o suporte necessário para recuperação.

Sintomas

É importante estar atento aos sintomas suspeitos da covid e, após o terceiro dia, ir até a unidade para fazer o teste. Entre os sinais de alerta estão, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, nos olhos, falta de ar, cansaço ou outros sintomas gripais.

No caso de sintomas graves, como desconforto respiratório ou a pressão constante no tórax, a recomendação é procurar a UPA, no Setor Araguaína Sul. Já as crianças de até 11 anos devem ser levadas para o PAI”, reforçou Renata.

Isolamento

Os pacientes com sintomas leves e com confirmação para covid-19 são orientados a iniciar o isolamento domiciliar por sete dias, contados a partir do primeiro dia de sintomas. Esse período poderá ser estendido conforme avaliação médica.

Já em casos assintomáticos, ou seja, de pacientes que não apresentaram sintomas e testaram positivo para a covid-19, o indicado é o isolamento de cinco dias. Caso os sintomas persistam por mais de sete dias, deve-se retornar à UBS para uma nova avaliação médica.

Atualização números

Segundo o 826º Boletim Epidemiológico de Araguaína divulgado na última segunda-feira, 9, foram registrados 32 novos casos, sendo quatro ativos. Com esses números, a cidade chega a 49.302 casos confirmados, 48.680 curados e 618 óbitos.

Principais cuidados

Para se cuidar e proteger outras pessoas, a recomendação é o uso de máscara de proteção, cobrindo a boca e nariz o tempo todo e higienizar bem as mãos com álcool 70% ou lavar com água e sabão antes do contato com objetos e depois do contato com secreções (boca, olhos e nariz).

Em situações de pessoas com resultado positivo para a doença, assim como as pessoas que moram na mesma casa, é recomendado separar toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos, além de manter a circulação de ar do ambiente usado para isolamento, abrindo as janelas e mantendo a distância mínima de um metro entre a pessoa infectada e as demais.

Importância da vacina

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas disponíveis contra Covid-19 são eficazes para evitar o agravamento da doença, hospitalização e óbitos, sendo que o risco de reinfecção pela covid-19 pode ser mais elevado à medida que novas mutações surjam.

Os imunizantes estão disponíveis em todas as UBS de Araguaína e podem ser tomadas a partir dos seis meses de idade, com a recomendação de três doses para todas as faixas etárias, com exceção dos adolescentes imunocomprometidos que podem receber até quatro doses e dos adultos imunossuprimidos, que podem tomar até cinco doses da vacina contra a covid-19.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.