Imunização

Crianças serão vacinadas em 5 postos de saúde em Araguaína a partir desta sexta-feira

Quem tem deficiência permanente ou comorbidades será vacinado primeiro.

Por Redação 765
Comentários (0)

19/01/2022 14h42 - Atualizado há 2 anos
Criança sendo vacinada

Araguaína iniciará a vacinação de crianças contra a covid-19 nesta sexta-feira (21), segundo a prefeitura. O grupo tem quase 19 mil meninos e meninas e foi subdividido para aplicação por etapas. As primeiras a serem atendidas são da faixa etária de 5 a 11 anos que tenham deficiência permanente ou comorbidades.

Antes do início da aplicação, as equipes serão treinadas para administração, que tem medida e diluição diferente do que é aplicado nos maiores de 12 anos.

“O que muda visualmente é o volume, que é 0,1 miligrama menor para as crianças e o rótulo do frasco é laranja. Além disso, o princípio ativo da vacina é um terço do que é aplicado nos adolescentes e adultos”, explicou a diretora municipal da Imunização, Samilla Braga.

A diretora também ressalta que as crianças não estão isentas de complicações causadas pela covid-19 e, por isso, devem ser imunizadas. “Avaliando o cenário epidemiológico de 2020 e 2021 no Brasil, foram registrados mais de seis mil casos graves de covid em criança e dessas 308 morreram. A imunização é necessária para que elas tenham a possibilidade de combater o vírus e evitar o agravamento”, disse.

Público-alvo

O cronograma de vacinação é estabelecido pela Nota Técnica nº 2/22, do Ministério da Saúde. Após o grupo com deficiência e comorbidades, o próximo a receber o imunizante é formado por crianças indígenas e quilombolas, seguido por crianças que morem com pessoas com alto risco.

Concluídas essas etapas, a aplicação seguirá a ordem decrescente de idades, começando pelos mais velhos (11 e 10 anos), e continuando para 9 e 8 anos, 7 e 6 anos, e finalizando nas crianças de 5 anos.

Programação

A primeira remessa tem previsão de chegar a Araguaína nesta quarta-feira (19) com 2.120 doses. O treinamento teórico e prático com todas as equipes de vacinação municipal será realizado nesta quinta-feira (20). Após a sexta-feira (21), o atendimento nas UBS retornará na segunda-feira (24) e seguirá enquanto durar o estoque enviado pelo Ministério da Saúde.

Onde tomar?

São cinco UBS (unidades básicas de saúde) disponíveis para vacinação desse público-alvo contra covid-19. Quatro delas atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

- UBS JK

- Lago Azul

- José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione)

- Dr. Dantas (Costa Esmeralda)

- Dr. Francisco Barbosa de Brito (Vila Aliança) atende em horário estendido, das 7 às 18 horas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.