Senai

Da limpeza à tecnologia de fibra óptica: gari muda de vida após fazer curso gratuito em Araguaína

Somente em Araguaína tem 7 empresas disputando esse mercado de fibra óptica.

Por Redação 817
Comentários (0)

09/05/2023 09h51 - Atualizado há 11 meses
Yuri Marinho, de 31 anos, atualmente trabalha com instalação de fibra óptica

Há quatro anos, Yuri Marinho, de 31 anos, veio da Bahia para Araguaína (TO) em busca de uma oportunidade de trabalho. Durante três anos, ele trabalhou como gari em uma empresa de limpeza. Em 2022, ele viu um anúncio na internet do curso de qualificação gratuito de Fiber to the Home (FTTH) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com carga horária de 40 horas. Assim, Yuri decidiu se inscrever e, após concluir o curso, deixou a empresa em que trabalhava e começou a enviar currículos.

Então, Yuri foi chamado para um teste em uma empresa de instalação de fibra óptica e já trabalha lá há 8 meses como suporte técnico. Agora, ele está fazendo o curso de Operador de Computador no Senai, trabalhando durante o dia e estudando à noite para alcançar novas oportunidades no mercado.

"O curso de FTTH foi essencial para a minha carreira, abrindo novas portas e me proporcionando uma oportunidade de trabalho em um campo que eu nunca tinha imaginado antes", disse Yuri. "O SENAI oferece cursos de qualidade e gratuitos, o que é muito importante para quem busca qualificação profissional e novas oportunidades de emprego", afirmou.

Paulo Aquino, instrutor do curso de FTTH no Senai, destaca a importância da qualificação profissional para acompanhar o avanço tecnológico. “O Senai implantou o curso de instalação e manutenção de redes FTTH em 2021 com uma grande parceria com HUAWEI e desde então vem formando centenas de profissionais nessa área que tanto cresce em todo estado do Tocantins, somente em Araguaína temos 7 empresas disputando esse mercado de fibra óptica baseado em GPON”, explicou.

Paulo também comentou que o Fiber to the Home ou simplesmente FTTH é uma tecnologia que usa fibra óptica diretamente do provedor de internet até as residenciais, fornecendo serviço de Internet de alta velocidade.

“O FTTH é a solução definitiva de acesso à fibra, na qual cada assinante está conectado a uma fibra óptica. Essa solução é baseada em um caminho de fibra óptica completo, desde o equipamento que está instalado no provedor a OLT (Optical Line Termination) até as instalações do assinante, garantindo serviços e conteúdo de alta largura de banda para cada cliente”, finalizou o instrutor.

(Por Brener Nunes)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.