Sem consciência!

Árvores no tradicional cais de Araguatins são cortadas pela prefeitura e revolta moradores

Árvores são antigas e fazem parte da história da cidade centenária.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 1.743
Comentários (0)

11/11/2021 16h46 - Atualizado há 2 anos
As árvores da beira rio sendo cortadas nesta semana.

Quem conhece o tradicional cais de Araguatins, no extremo norte do Tocantins, fica encantado não apenas com o Rio Araguaia que passa majestoso às margens da cidade, mas também com as árvores frondosas que dão sombra o ano inteiro. Alguns ipês também trazem um colorido especial na época da sua florada. 

Porém, o cenário de beleza e aconchego das árvores na beira rio mudou completamente da noite para o dia. Isso tudo porque a prefeitura decidiu cortá-las, deixando apenas os troncos. Imagens foram publicadas nas redes sociais e muitos moradores ficaram assustados e revoltados com a ação.

Pelo visto, os moradores foram pegos de surpresa. "Eu acho que [a prefeitura] deveria fazer uma nota explicando por que estão cortando as árvores do cais assim. O que deixa o cais mais bonito são as árvores que fazem sombras e têm outras mil utilidades", disse um morador da cidade ao comentar um post nas redes sociais.  

Outro morador apontou que a iniciativa teria partido do prefeito Aquiles da Areia (PP). "Ele está mandando cortar todas as árvores de colégios, secretarias, etc", acrescentou.

Nas redes sociais há muitos comentários negativos reprovando a ação. "Gente, pra quê isso?”; "Mds! Quem fez isso? Com que autorização?"; A incompetência e arrogância de quem autorizou fazer um serviço desse tipo, se fosse um cidadão fazendo isso logo aparecia alguém pra fiscalizar”.

RESPOSTA DA PREFEITURA

A reportagem do AF Notícias solicitou informações ao secretário de Meio Ambiente de Araguatins, Valdiné Reis, conhecido como Goiano, mas ainda não teve retorno.

Uma moradora da cidade explicou o possível motivo que levou a prefeitura a cortar as árvores. "Essas árvores são centenárias... Amo, enfim... Elas cresceram tanto pra cima como pra baixo e suas raízes estão comprometendo toda a estrutura física da nossa linda orla. E os nossos profissionais contratados pelo município, engenheiros e ambientalistas, já estão tomando algumas providências para melhorar a estrutura física e ambiental do mesmo... Em breve teremos uma estrutura segura e com maior comodidade”, disse a moradora.

Veja o antes e o depois da Beira Rio de Araguatins.
Muitas delas eram centenárias, alguns ipês que na sua florada davam um colorido especial na beira rio.
E assim ficaram as árvores.
A justificativa dada para o corte das árvores.
Questionamento dado para a resposta da outra moradora.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.