Sem atendimento

Com superlotação, HGP só atende pacientes graves; Ministério Público aciona Justiça

Superlotação no maior hospital público do estado.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 889
Comentários (0)

15/11/2021 09h16 - Atualizado há 2 anos
HGP está superlotado; pronto-socorro só atende pacientes considerados graves.

Desde o último sábado (13/11), o pronto-socorro do Hospital Geral de Palmas (HGP) está de portões fechados para receber novos pacientes que não estejam em estado grave. em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou desde este domingo (14/11) a unidade só vai receber pacientes com perfil de alta complexidade, quadros graves e pacientes autorizados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). 

De acordo com a secretaria, tal medida segue as estratégias do "Projeto Lean nas Emergências", implantado na unidade – desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) – por meio do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi)” e do Sistema Único de Saúde (SUS) - executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

As medidas objetivam diminuir a superlotação nas emergências, atender com qualidade os pacientes com patologias de alta complexidade, além de prestar serviços de saúde humanitário aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou a secretaria na nota.

DE PORTAS ABERTAS

O HGP, considerado “porta aberta”, é a maior referência de saúde pública do Estado do Tocantins. Segundo a secretaria, “por ter recebido e prestado socorro a todos e quaisquer pacientes – que não passaram pelas UPAs ou pelo serviço de regulação – está operando com sua capacidade máxima”.

A secretaria ainda orientou que os casos considerados de baixa e média complexidade sejam encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais de pequeno porte. “A Secretaria informa, ainda, que em nenhum momento os usuários que se enquadram no perfil da unidade hospitalar ficaram desassistidos”, esclareceu finalizando a nota.

NA JUSTIÇA

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), neste domingo (14/11), ajuizou uma Ação Civil Pública com concessão de tutela de urgência para obrigar o Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES), a disponibilizar um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) à paciente idosa, que está internada na Unidade de Pronto Atendimento Sul (UPA SUL) da capital, após diagnóstico de acidente vascular cerebral.

Segundo laudo médico, a paciente, após dois dias de internação, teve piora no quadro neurológico e precisou ser entubada, necessitando de continuar o tratamento em uma UTI. Diante disso, foi solicitado à secretaria a internação, mas não foi efetivada pela direção do Hospital Geral de Palmas, sob a justificativa de falta de leitos disponíveis, o que provoca maiores riscos de agravamento do quadro clínico, diminuindo as chances de recuperação.

Para proteger o direito da paciente ao tratamento, o MPTO, por meio da 19ª Promotoria da Capital, requer que a Justiça determine ao Estado do Tocantins que promova, imediatamente, a transferência da idosa da UPA Sul para o leito de UTI, seja pelo serviço público de saúde ou por meios de terceiros, sob pena de multa diária.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.