No sul do estado

Presos reformam prédios da prefeitura, delegacia e a própria cadeia em Palmeirópolis

São oito presos que têm autorização para trabalhar externamente.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

21/06/2022 09h25 - Atualizado há 1 ano
Prédio da prefeitura de Palmeirópolis reformado após trabalho dos presos.

O trabalho dignifica o homem e a mulher. É assim que os presos da Cadeia Pública de Palmeirópolis, no sul do Tocantins, estão prestando serviços relevantes à sociedade e ainda diminuindo suas penas. Com parecer favorável do Ministério Público e autorização do juiz da Comarca, oito dos 52 presos da unidade foram autorizados a trabalhar externamente.

Em um período de apenas três meses, eles já reformaram a prefeitura, a própria unidade e a delegacia da cidade. Também implantaram uma horta. O diretor da Cadeia Pública, Charles Nunes, explicou ao portal AF Notícias como foi o processo para que os detentos pudessem trabalhar.

REFORMA DA PREFEITURA

Após uma visita à prefeitura, o diretor viu a situação do prédio e propôs uma parceria para reformar o local. “É um prédio muito antigo, onde funcionava um hospital. Propus uma parceria onde a prefeitura entraria com os insumos e os presos com a mão de obra”, disse.

A ideia foi bem aceita. Nunes então procurou o juiz da Comarca para explicar a proposta, que também foi acatada, inclusive pelo Ministério Público. Em seguida, foram feitos todos os trâmites legais para a autorização do trabalho externo.

A reforma da prefeitura foi finalizada na última semana. Já a da delegacia ocorreu há cerca de três semanas. Eles também fizeram uma horta, que é utilizada na alimentação dos próprios detentos, além de um galpão dentro da unidade.

REMISSÃO DE PENA

O diretor da Cadeia Pública explicou que a lei prevê alguns requisitos para que o preso possa ter o benefício de trabalhar externamente, como ter bom comportamento e estar no final da pena. Cada três dias de trabalho a pena é reduzida em um dia, o que se chama remissão de pena.

Esse trabalho também foi uma oportunidade para os presos colocarem em prática os cursos que foram ofertados pela Seciju (Secretaria de Cidadania e Justiça). Os que fizeram os cursos repassaram o conhecimento para os demais”, explicou o diretor.

Normalmente, os detentos trabalham no período da tarde, a depender das atividades internas da Cadeia Pública. Também é montado todo um esquema de segurança para o trabalho externo.

Prédio da prefeitura antes da reforma.
Presos trabalhando na reforma da delegacia.
Delegacia depois da reforma.
Local antes da horta.
Horta com vários tipos de hortaliças que são utilizadas nas refeições dos presos.
Cadeia Pública também recebeu os trabalhos dos presos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.