Eles também recebem remição de pena por esses trabalhos.
Contribuindo com a prevenção a proliferação de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) mobilizou a mão de obra de sete custodiados do Presídio Barra da Grota (UTPBG) para realizar a limpeza nos perímetros de segurança e da comunidade do bairro que deu nome à unidade penal. A ação teve início no último sábado (14) com iniciativa da própria direção do presídio.
Trabalhando com limpeza e roçagem dos perímetros, as ações serão realizadas nos fins de semana, a fim de combater o aumento dos casos de dengue. Conforme o chefe da Unidade, Paulo Freitas, a ação traz benefícios para a comunidade e para os privados de liberdade.
“Tínhamos muita vontade de realizar essas ações e através da Superintendência e da Gerência de Operações que nos auxiliaram para organizar os custodiados para trabalharem com toda segurança nessas atividades. Além disso, outras ações estão sendo realizadas, como a pintura do Batalhão do Corpo de Bombeiros, utilizando a mão de obra penal, desta forma beneficiando os órgãos públicos e os custodiados que recebem remição de pena por esses trabalhos”, salientou.
O custodiado V. C. D. S. de 46 anos, afirmou que é gratificante poder contribuir com o seu trabalho para melhorias na comunidade do setor Barra da Grota. “Me senti importante em colaborar com a limpeza e tenho aprendido muito na Unidade, agradeço a oportunidade de trabalhar e fazer algo de bom para a comunidade e o Sistema Penal”, afirmou.