Palmas

Devido à crise, BRK irá parcelar cobrança retroativa referente aos 80% da taxa de esgoto

O tribunal de justiça derrubou a lei que reduzia o percentual da tarifa.

Por Redação
Comentários (0)

14/07/2020 15h48 - Atualizado há 3 anos
Na notificação o Procon Tocantins destacou os impactos negativos para o consumidor

Em resposta à notificação do Procon, a concessionária BRK Ambiental informou que vai parcelar, a partir de outubro, a cobrança retroativa da tarifa de coleta e tratamento de esgoto em Palmas, no percentual de 80% sobre o consumo de água.

O pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) concedeu uma liminar, por unanimidade, suspendendo os efeitos da Lei Municipal 2.540/2020que limitava a cobrança de esgoto a 40% para clientes residenciais e 50% aos clientes comerciais. A decisão foi publicada no último dia 2 de julho. 

A ação no TJTO foi movida pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento, na qual pede que a lei municipal seja declarada inconstitucional.

Com a liminar, a BRK também fará a cobrança retroativa desde o mês de fevereiro, período em que a lei esteve em vigência.

A notificação do Procon ocorreu após a empresa informar que a partir do dia 07 de julho retomaria a cobrança da taxa de esgoto no patamar de 80%. “Em razão da pandemia da Covid-19, solicitamos a suspensão da cobrança retroativa imediata, com o objetivo de buscar soluções de renegociação e parcelamento desses débitos. Esta cobrança além do possível aumento da inadimplência e também o endividamento dos consumidores palmenses”, explicou Walter Viana, superintendente do Procon.

Em resposta, a BRK informou que está sensível à situação decorrente da pandemia e, por isso, irá realizar a cobrança só a partir de outubro. A mesma será dividida em 12 vezes nas faturas a serem enviadas aos usuários. Será cobrada a diferença dos meses de fevereiro a junho deste ano.

“Neste momento de pandemia, o bom senso deve sempre prevalecer. A providência tomada pela empresa só reafirma que a união de forças é para que o consumidor não sofra ainda mais com os impactos negativos. É válido ressaltar que a BRK garantiu que as informações serão divulgadas partir de agosto, tanto na imprensa, quanto nos canais de comunicação da própria empresa”, destacou Viana.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.