Cheia do Tocantins

Dez famílias são removidas de alagamentos; Rio Tocantins está 13 metros acima do normal

Município de Miracema declarou situação de emergência.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 1.927
Comentários (0)

28/12/2021 10h12 - Atualizado há 2 anos
Casas submersas com a cheia do Rio Tocantins em Miracema.

Com 13 metros acima do nível normal, o Rio Tocantins está causando preocupação e prejuízos ao longo das cidades que estão às suas margens. Desde a última sexta-feira (24/12), parte da região sul do Tocantins já recebeu mais chuva do que o esperado para todo o mês de dezembro.

A Prefeitura de Miracema decretou situação de emergência na cidade para socorrer as famílias atingidas pela cheia do rio. Com o decreto, foi criado o Comitê de Gerenciamento de Crise, formado por todos os secretários municipais e representante da Defesa Civil.

Foram dispensadas licitações para a compra de bens e serviços relacionados à resposta aos alagamentos. A situação mais preocupante na cidade é das comunidades ribeirinhas que vivem nas margens dos rios Tocantins e Providência e também do córrego Correntinho.

De acordo com o secretário chefe de Gabinete, Flávio Duarte, nesta segunda-feira (27),  dez famílias foram removidas de áreas atingidas para casas de parentes. Nesta terça (28), uma equipe da prefeitura vai se deslocar até uma comunidade ribeirinha onde as famílias estão ilhadas para socorrê-las e, caso seja necessário, removê-las para a cidade.

Ainda segundo o secretário, os balneários que foram afetados pela cheia do rio também receberão suporte das equipes para que sejam retirados os móveis que estão nos locais atingidos.

Duarte informou também que a prefeitura já disponibilizou uma escola municipal para atender as famílias desalojadas ou desabrigadas. Porém, até o momento, as famílias retiradas das áreas alagadas foram abrigadas nas casas de parentes. “Além dessa escola já disponibilizada, também teremos outra, até que tudo volte ao normal”, completou o secretário.

VISTORIA DO GOVERNADOR

O governador em exercício Wanderlei Barbosa e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Carlos Eduardo de Souza Farias, estão em Miracema na manhã desta terça-feira para acompanhar a situação da cidade e os trabalhos de socorro da comunidade ribeirinha.

APOIO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA

O decreto da situação de emergência também prevê o uso de forças policiais para remover moradores caso resistam em sair das áreas de risco. Inicialmente o decreto vale por 90 dias, podendo ser prorrogado para até 180 dias.

CHEIA HISTÓRICA

Em 1980, o Rio Tocantins teve uma cheia histórica que alagou toda a cidade de Miracema. Segundo o secretário, como a maioria das casas ficavam na parte baixa e mais próximas às margens, elas ficaram submersas. 

Após isso, outras cheias foram registradas, mas com menos intensidade, nos anos de 1990, 2001, 2002.

Agora, o nível da água do rio Tocantins subiu rapidamente com as chuvas dos últimos quatro dias. Em alguns pontos nas margens as casas estão completamente submersas, em outros apenas os telhados ficaram de fora. A praia do Funil desapareceu.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.