Araguaína

'É uma batalha diária', diz conselheira tutelar sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Ela foi uma das palestrantes no seminário 'Faça Bonito! Proteja Nossas Crianças e Adolescentes'.

Por Redação
Comentários (0)

19/05/2023 08h01 - Atualizado há 11 meses
Mais de 100 pessoas participaram do evento

Mais de 100 pessoas participaram do seminário ‘Faça Bonito! Proteja Nossas Crianças e Adolescentes’, organizado pela Prefeitura de Araguaína e realizado no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

O evento marcou o encerramento da semana de ações voltadas para combater o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data lembrada nacionalmente no dia 18 de maio.

Antes dos convidados subirem ao palco, a banda da Reciclarte realizou a abertura no ritmo de forró e tocou violão e sanfona. Em seguida, a conselheira tutelar Renata Rego falou sobre a importância do órgão na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a diferença entre o abuso e a exploração sexual, e ainda citou dados que preocupam.

“É uma batalha diária, porque as vítimas, principalmente na faixa etária de zero a nove anos, são abusadas por uma pessoa da família, uma figura de cuidado, o que dificulta as denúncias”, contou.

O caminho é o diálogo

Na visão do psicólogo Eduardo Fagner Machado, também palestrante do evento, um dos motivos para a vítima de abuso ou exploração sexual manter o silêncio é a falta de instruções ou de abertura para o assunto. “É comum a criança não conseguir falar quando acontece devido à dificuldade cultural de falar sobre sexualidade, gerando até um sentimento de culpa”, pontuou.

O psicólogo chama atenção para mudanças no comportamento que as vítimas podem apresentar. “Alguns dos sinais são ficar mais arredia, entristecida e até agressiva”, explicou Eduardo.

Operação contra a pedofilia

Durante o seminário, o delegado Alan Reis falou sobre o compromisso institucional da Polícia Federal para proteger as crianças e adolescentes da cidade. “A delegacia de Araguaína possui a Operação Velar, que é voltada para identificar pedófilos, principalmente por meio de investigação das imagens ou vídeos na internet. Nós já estamos na 7º edição e é um trabalho permanente”, informou.

Resultado das ações

Além do seminário, com intuito de mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a garantia de direitos da criança e do adolescente, palestras foram feitas em escolas, nos CRAS II (Centro de Referência de Assistência Social) e o no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos II).

“Essa semana foi muito positiva. Tivemos a participação da comunidade e principalmente dos pais e professores, que possuem um contato direto com as nossas crianças e adolescentes. Vamos continuar com as ações até o final do mês”, avaliou a diretora da Proteção Social Especial do Município, Jocélia Alves.

Denuncie

O Conselho Tutelar de Araguaína atua na linha de frente para acolher, atender e acompanhar as crianças ou adolescentes que tenham os seus direitos violados. Os telefones para contato são o (63): 3411-7003 e o 3412-505.

Outras formas de denunciar são por meio da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, no Disque 100, que funciona de forma anônima e 24 horas. Caso a criança ou adolescente esteja correndo risco imediato, a Polícia Militar deve ser acionada por meio do 190.

Delegado da Polícia Federal Alan Reis
Diretora da Proteção Social Especial do Município, Jocélia Alves

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.