PL de Ferreirinha

Câmara aprova projeto que proíbe uso de canudinhos plásticos em Araguaína

Conforme o vereador, a proibição possui uma tendência educativa.

Por Márcia Costa 1.206
Comentários (0)

09/04/2019 15h48 - Atualizado há 5 anos
Projeto de lei visa proibir uso de canudinhos plásticos

A Câmara de Araguaína aprovou, nesta terça-feira (9), o projeto de lei que proíbe o uso de canudinhos de plástico em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, quiosques, ambulantes, hotéis e similares. O projeto é de autoria do vereador José Ferreira Barros Filho (Ferreirinha) e foi aprovado com apenas com um voto contrário, do vereador Leonardo Lima (PRTB).

Conforme o projeto, o objetivo é banir a utilização dos canudinhos convencionais não recicláveis e que são considerados os maiores poluidores do meio ambiente.  Países como a Índia, Bélgica, Costa Rica, Indonésia, Noruega, Panamá, Uruguai e Taiwan já baniram ou reduziram o uso do canudinho.

"É um grande passo para a proteção do meio ambiente. Nas nossas casas nós não usamos canudinhos para beber um corpo d’agua ou um suco por ser desnecessário", disse o vereador.

Conforme o vereador, a proibição possui uma finalidade educativa. Os canudinhos, assim como sacolas plásticas e copos descartáveis, são extremamente nocivos ao meio ambiente e causam malefícios à natureza, argumenta Ferreirinha. 

A estimativa é que 500 milhões de canudinhos descartáveis são jogados fora somente nos Estados Unidos e encontram-se na 11º posição de produtos mais encontrados no lixo. A vida útil é de quatro minutos, porém demoram mais de 200 anos para se decompor. 

O projeto de lei segue agora para sanção ou veto do prefeito Ronaldo Dimas. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.