Crime

Tocantins registra mais de 6,2 mil 'gatos' de energia elétrica em apenas oito meses

Cerca de 700 ligações irregulares são identificadas mensalmente no Estado, segundo a Energisa.

Por Nielcem Fernandes 1.002
Comentários (0)

22/10/2018 09h50 - Atualizado há 5 anos
Funcionários da concessionária de energia encontraram gato de energia enterrado

Foram registrados 6.218 casos de furto de energia elétrica de janeiro a setembro deste ano no Tocantins, segundo a concessionária responsável pelo abastecimento no Estado, a Energisa.

A empresa informou que são identificadas e autuadas cerca de 700 ligações irregulares mensalmente, os famosos ‘gatos’. A concessionaria alerta que a ação é crime e aumenta a tarifa de energia de todos os consumidores.

Os furtos de energia também colocam em risco a população, pois as ligações irregulares podem deixar estruturas energizadas e causar acidentes fatais. Além disso, o crime de furto de energia é previsto no Código Penal com pena de um a quatro anos de reclusão e multa.

"Contamos com um sistema de inteligência que monitora em tempo real o perfil de consumo de cada cliente. Com a análise dessas informações, conseguimos identificar quais os locais suspeitos de furto de energia e enviar equipes em campo para apurar se há de fato uma fraude", explicou o engenheiro eletricista Eurico Fioravante, gerente de Medição e Combate a Perdas da Energisa.

Os gatos também prejudicam o fornecimento e a qualidade da distribuição de energia e impactam diretamente a tarifa dos demais consumidores. "Parte do valor da energia furtada é dividida entre todos os outros clientes. Quando alguém furta energia está prejudicando toda vizinhança", finalizou.

Denúncias podem ser feitas no telefone 0800 721 3330, pelo aplicativo da Energisa ou à Polícia Civil.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.