Nova Olinda

Poste é instalado no meio da calçada da APAE e dificulta acessibilidade; Energisa promete resolver

Caso é na Apae de Nova Olinda, que atende 84 alunos com algum tipo de deficiência.

Por Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

14/07/2023 14h55 - Atualizado há 9 meses
Poste na calçada da Apae

A instalação de um poste da rede de energia elétrica no meio da calçada da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), na cidade de Nova Olinda (TO), está preocupando pais, professores e a direção da unidade.

A calçada foi construída pela própria instituição para garantir acessibilidade aos alunos especiais. 

Conforme o presidente da Apae, Ageu Aguiar, a acessibilidade da instituição era muito precária e melhorou bastante com a construção da calçada, que demandou um “esforço tremendode toda a comunidade.

A Apae de Nova Olinda atua clínica e pedagogicamente com 84 alunos que possuem vários tipos de deficiência. “Temos alunos tetraplégicos que dependem totalmente de cadeira de rodas para se locomover, temos alunos paraplégicos que também precisam de cadeira de rodas e atendemos pessoas com deficiência visual”, disse Ageu Aguiar.

Para o gestor, a Energisa dá um exemplo negativo ao implantar um poste no meio da calçada da Apae. “Com essa atitude, a empresa, que deveria ser a primeira a cumprir a legislação, descumpriu totalmente a lei de acessibilidade. É uma revolta muito grande dos nossos alunos e pais em relação a essa atitude”, finalizou.

O QUE DIZ A ENERGISA?

Questionada sobre o caso, a Energisa afirmou que a implantação do poste seguiu as normas técnicas e faz parte de um projeto de expansão e melhorias na energia da região. Mesmo assim, a empresa disse que já procurou os representantes da APAE para entender o caso em busca da solução que melhor se aplica, seja a realocação do poste ou ampliação da calçada, para que não haja nenhuma dificuldade de acesso por parte dos alunos e frequentadores da instituição.

Veja a nota na íntegra:

"Sobre o poste na Avenida 31 de Março, esquina com a Rua Presidente Costa e Silva, em frente a APAE de Nova Olinda, a Energisa informa que o mesmo foi instalado na última semana, seguindo as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT e de acordo com a NBR 15688, que trata da instalação de rede de distribuição de energia elétrica. A obra faz parte de um projeto de expansão e melhorias na energia da região.

Apesar de até o momento não haver nenhuma solicitação ou reclamação sobre a obra nos canais de atendimento da Distribuidora, após o contato deste veículo sobre o caso, a Energisa procurou os representantes da APAE para entender o caso em busca da solução que melhor se aplica, seja a realocação da estrutura ou ampliação da calçada, para que não haja nenhuma dificuldade de acesso por parte dos alunos e frequentadores da instituição.

A Energisa reforça seu papel com a sociedade, investindo de forma contínua na rede elétrica do estado e compromisso com a satisfação de todos os tocantinenses".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.