Poluição

Água do rio Lontra fica preta e com odor insuportável após chuva em Araguaína; vídeo

O problema acontece há anos e já houve registros de mortandade de peixes.

Por Márcia Costa | Conteúdo AF Notícias 2.196
Comentários (0)

16/11/2021 17h05 - Atualizado há 2 anos
Imagens do Rio Lontra

"Até quando esse rio vai aguentar?". O questionamento foi feito pela moradora Ilzabete Nunes durante a gravação de um vídeo em que mostra o Rio Lontra, em Araguaína, com a água bastante preta e exalando forte odor, na manhã desta terça-feira, 16 de novembro.

Ela mora às margens do rio no Bairro JK e tem denunciado com frequência a poluição das águas.   

Ilzabete Nunes acredita que, mais uma vez, o problema tenha sido causado pelo despejo de esgoto sem o devido tratamento. A água ficou com a coloração escura depois da chuva que caiu durante a manhã.

"Olha a cor da água do Rio Lontra, preta, preta e o odor está horrível. Até quando esse rio vai aguentar? Essa poluição, esse descaso!", desabafou a moradora no vídeo (abaixo).

Ainda segundo o relato da moradora, também surgiu uma massa preta no fundo do rio. “É um constrangimento que não tem mais limite, é nojeira demais. É só uma massa diluída, não tem tratamento nenhum”.

O problema vem acontecendo há anos e muitos peixes já morreram no rio por causa da poluição. 

O QUE DIZ A BRK AMBIENTAL?

Em Nota, “a BRK Ambiental informou que monitora continuamente suas operações, incluindo a Estação de Tratamento de Esgoto, que está operando normalmente. A concessionária realizou vistoria no Rio Lontra na manhã desta terça-feira, 16/11, no ponto de lançamento e não constatou anormalidades. A empresa destacou que está a disposição de seus clientes caso hajam dúvidas, por meio de seus canais de atendimento e redes sociais".

ESGOTO SEM TRATAMENTO

A empresa BRK Ambiental já foi condenada a pagar R$ 1 milhão por crime ambiental em ação penal proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). Segundo a sentença, a empresa manteve por vários anos uma conduta negligente e criminosa de lançar no Rio Lontra efluentes de uma estação de tratamento de esgoto fora dos parâmetros exigidos pela legislação ambiental. A situação já provocou a mortandade de centenas peixes.

VEJA OS VÍDEOS

Vídeo

 

Vídeo

 

Água do Rio Lontra ficou escura após esgoto ser lançado no rio.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.