Saúde

Especialista do HDT tira dúvidas sobre a tuberculose, doença altamente transmissível

A tuberculose existe desde antes de Cristo.

Por Redação
Comentários (0)

24/03/2022 15h59 - Atualizado há 2 anos
Médico Emanuell Felipe

No Dia Mundial de Enfrentamento à Tuberculose, nesta quinta-feira (24), o médico especialista em pneumologia Emanuell Felipe fala sobre sinais e sintomas, tratamento e prevenção da doença.

Ele é do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), com sede em Araguaína.

No caso de suspeita da doença, o usuário pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. No hospital universitário, são atendidos casos complexos da enfermidade por meio de encaminhamento da Rede de Atenção à Saúde.

De acordo com o médico, o número de casos da doença ainda permanece significativamente elevados. “Estamos longe de controlar como gostaríamos. A tuberculose é uma doença milenar, desde antes de Cristo. Tem alto índice de transmissibilidade, morbidade e mortalidade. Está sempre em nosso meio. O bacilo vive na natureza e nas pessoas contaminadas com a doença em atividade”, disse.

O que diferencia a tuberculose de uma gripe comum?

Basicamente, a cronicidade dos sintomas, persistência e algumas peculiaridades sobre os organismos que os causam; sendo da gripe o vírus principal agente causador, e da tubeculose, uma microbactéria.

A gripe dura no máximo 10 dias. Se os sintomas persistirem por mais de 3 semanas, pode ser um caso de tuberculose.

Quais sinais e sintomas da tuberculose?

Tosse crônica inicialmente seca e depois passa a ser produtiva com escarro amarelo/esverdeado e por vezes com sangue; febre diária, vespertina, suores noturnos sem causa aparente, emagrecimento não intencional, adinamia, prostração e indisposição.

Como é feito o tratamento?

Com um esquema de quadro potentes medicamentos preconizados e servidos gratuitamente pelo protocolo do Ministério da Saúde (MS). Em geral, duram 6 meses. Há situações específicas na qual é necessário estender por mais 3 meses, 6 meses ou um ano, se preciso for. É importante salientar que após 15 a 20 dias de tratamento contínuo, a pessoa infectada não transmite mais a doença.

Quais as formas de prevenção?

A mesma para proteção contra os vírus e outras infecções trazidas por gotículas e aerossóis, tais como o uso de máscara e a higienização das mãos. Mas vale ressaltar que a principal medida é estar bem e em dia com sua saúde orgânica (isso remete a boa hidratação, nutrição, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas recorrentemente, bom sono e atividade física diariamente).

Clique aqui e saiba mais informações sobre a tuberculose em um vídeo gravado pelo especialista.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.