Liminar

Covid-19: Juiz manda Estado instalar rede de oxigênio no Hospital Regional de Augustinópolis

O hospital é referência na região do Bico do Papagaio.

Por Redação 526
Comentários (0)

01/05/2020 11h01 - Atualizado há 3 anos
Hospital Regional de Augustinópolis, no Bico do Papagaio

A Justiça concedeu liminar determinando que o Estado do Tocantins apresente no prazo de cinco dias um plano para instalação de rede de oxigênio em todo o Hospital de Referência de Augustinópolis (HRA), a fim de viabilizar o atendimento aos usuários do sistema de saúde durante o surto de Covid-19.

A decisão liminar foi proferida pelo juiz Jefferson David Asevedo, nesta quinta-feira (30 de abril), em uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).

Em caso de omissão, o Estado ficará sujeito ao pagamento de multa diária no valor de R$ 500 e o Ministério Público ficará autorizado a fazer levantamento de custos  e de empresas capazes de realizar o serviço.

Na decisão, o juiz expõe que o hospital é referência na região do Bico do Papagaio, pois atende a mais de 20 municípios, mas encontra-se em situação precária, o que tem levado alguns pacientes em estado grave a serem levados para Imperatriz (MA).

“A negativa da estruturação do hospital de Augustinópolis, em especial neste momento de pandemia, implica em negativa de assistência à saúde e risco iminente às vidas, com violação a normas constitucionais e legais”, declarou.

Ação Civil Pública

A ACP foi ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Augustinópolis, no dia 07 de abril, relatando que a unidade hospitalar deixou de contar com rede de oxigênio por meio de válvulas em sua extensão, desde o ano de 2014, quando se iniciou uma reforma.

Segundo o apurado pelo promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida, o projeto da reforma (inacabada) sequer contempla a reinstalação da rede e o Hospital vinha contando com o sistema de bala e oxigênio canalizado para alguns setores e cilindros portáveis nas salas de internação, o que pode comprometer o atendimento dos pacientes durante o surto do Covid-19. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.