Incentivando a leitura

Estudante de Babaçulândia vence concurso de redação com 360 inscritos de 12 municípios

Mais de 300 redações foram inscritas no concurso.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 845
Comentários (0)

08/11/2021 14h35 - Atualizado há 2 anos
A estudante Adria de Babaçulândia recebendo a premiação.

A estudante Adria Oliveira da Luz, do 9º ano na Escola Estadual Rui Barbosa, em Babaçulândia, foi a grande vencedora do 1º Concurso de Redação promovido pelo Ceste - Consórcio Estreito Energia.

O concurso foi realizado com o objetivo de comemorar os 10 anos de operação da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE), tendo a participação de 12 municípios e 360 redações inscritas.

O tema da redação de Adria foi "Laços entre Babaçulândia e a construção da UHE". Além da estudante, a professora orientadora Sarah Regia Lima Modesto também recebeu premiação e a escola ganhou um computador completo com impressora.

De acordo com a diretora da escola, Gláucia Reis Soares, a banca examinadora que avaliou as redações teve a participação de professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A premiação foi realizada na última quinta-feira (4/11), em Estreito (MA), na sede da usina. Na volta da premiação, Adria, a professora e a diretora da escola foram recepcionadas com uma carreata que percorreu as principais ruas da cidade.

Sentimento de felicidade e orgulho. Em meio a tantas tempestades, acreditamos que somos capazes de transformar o mundo através da educação. Temos a sensação de que estamos no caminho certo quando temos alunos alcançando seus objetivos”, comentou a diretora.

Para a professora Sarah Régia, foi uma honra ter contribuído com o desenvolvimento do texto e incentivado a aluna. “Uma honra ter contribuído com uma pequena parcela para que Adria pudesse alcançar essa conquista tão significante”, declarou a professora orgulhosa da aluna. 

Eu não tenho palavras pra expressar tamanha emoção. Gratidão a Deus e a todos os envolvidos nessa conquista”, disse Adria bastante emocionada com a premiação.

O CONCURSO

No dia 29 de abril deste ano, data de aniversário da operação comercial, foi lançado o 1º Concurso de Redação da UHE Estreito.

O concurso teve como público alunos das escolas públicas e privadas nas cidades de abrangência do reservatório da usina. O tema da redação foi "10 anos de Operação da UHE Estreito". A proposta teve como objetivo incentivar a reflexão sobre a real importância da hidrelétrica para a população.

As cidades que participaram do concurso: Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Darcinópolis, Babaçulândia, Filadélfia, Palmeirante, Barra do Ouro, Goiatins, Tupiratins e Itapiratins no estado do Tocantins; além de Estreito e Carolina (MA).

Segunda a Comissão Organizadora do Concurso, a expectativa é que o evento se torne anual e entre no calendário regional desse segmento, engajando os municípios na área de abrangência da usina e incentivando os alunos a prática da leitura e produção de texto, além de mostrar sua compreensão sobre os benefícios da operação da usina e a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

As premiações foram de R$ 500 a R$ 3.000, do quinto ao primeiro lugar. Para os primeiros colocados de cada cidade foi concedida uma menção honrosa; além disso, os professores dos cinco primeiros colocados foram premiados e a escola do aluno vencedor do concurso recebeu como prêmio um computador desktop.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.