Monte do Carmo

Ex-prefeito, irmão e ex-secretário pegam 2 anos de prisão por uso de máquina em fazenda

O prefeito colocou uma retroescavadeira para fazer serviços na fazenda do irmão.

Por Redação 2.094
Comentários (0)

17/06/2020 15h16 - Atualizado há 3 anos
Ex-prefeito Condorcet Cavalcante Filho

A Justiça condenou criminalmente o ex-prefeito de Monte do Carmo, Condorcet Cavalcante Filho, o irmão dele, o fazendeiro João Lauro Aires Cavalcante, e também o ex-secretário de Transportes do município, Ariston Alves Correia

Os três foram denunciados pela Promotoria de Justiça de Porto Nacional em julho de 2017, pelo uso indevido de uma retroescavadeira para benefício próprio, e dos serviços do servidor público que foi ordenado a operar a máquina na Fazenda Pedrinhas, de propriedade do irmão do ex-prefeito.

Segundo a denúncia formalizada pelo promotor Vinícius de Oliveira e Silva, em dezembro de 2016, o então prefeito Condorcet Cavalcante determinou que o secretário de Transportes da época enviasse à fazenda do seu irmão, João Aires Cavalcante, uma retroescavadeira e um operador para fazer pequenas represas conhecidas como 'cacimbas'.

"Ao tomar conhecimento do fato, a Promotoria de Justiça requisitou a diligência da Polícia Civil, que culminou na apreensão da máquina dentro da propriedade do irmão do ex-prefeito, conforme ficou lavrado no auto de exibição e apreensão da autoridade policial", relatou o promotor.

Durante o processo, a Justiça Estadual considerou tanto o flagrante policial do uso indevido de maquinário e servidor público em propriedade particular, como os depoimentos de diversas testemunhas, para comprovar o delito cometido pelos denunciados.

A sentença foi proferida no dia 29 de maio, mas ainda cabe recurso. Cada um dos denunciados foi condenado a dois anos de reclusão, em regime aberto, sendo a pena privativa de liberdade substituída por prestação de serviços à comunidade ou entidades públicas pelo mesmo período, além do pagamento de três salários mínimos a alguma entidade beneficente, que será definida pelo juízo da execução. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.