Luto

Ex-secretária da Educação de Palmas, Juscéia Aparecida morre na luta contra o câncer

Ela conduziu a Semed entre os anos de 2018 e início de 2019.

Por Redação 691
Comentários (0)

05/08/2021 17h16 - Atualizado há 2 anos
Juscéia Aparecida

A professora e ex-secretária de Palmas, capital do Tocantins, Juscéia Aparecida Veiga Garbelini faleceu nesta quinta-feira (05) em São Paulo (SP). A informação foi confirmada pela prefeitura.

Juscéia Aparecida conduziu a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Palmas entre os anos de 2018 e início de 2019, quando pediu afastamento para tratar de um câncer, contra o qual lutava há cerca de dois anos.

Sucessora de Juscéia na Semed, a secretária Cleizenir dos Santos afirma que ela tinha orgulho em ser educadora, e seu legado pela educação palmense permanecerá.

A professora Juscéia Garbelini foi uma referência para todos nós, profissionais da Educação. Deixou uma grande contribuição para a Semed, e seu exemplo continua sendo colocado em prática nas nossas escolas. Uma contribuição inegável pela qualidade do nosso ensino”, disse.

“Ela lutou como uma guerreira, nunca se entregou. Durante todo esse tempo, pude acompanhar cada passo de esperança que dava. Hoje sinto a dor de perder minha amiga. Foi um prazer ter sido sua assessora”, afirma a servidora da Educação Lígia Póvoa, que conviveu com Juscéia enquanto secretária e acompanhou sua luta contra a doença.

Atuação acadêmica e profissional

Juscéia Garbelini era doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Letras pela UNESP, além de professora adjunto IV da Universidade Federal do Tocantins (UFT) (aposentada).

Ela atuou como docente no Curso de Letras do campus de Porto Nacional e, na gestão como: diretora de Programas Especiais em Educação, na Pró-Reitora de Ensino (Prograd); diretora eleita do Câmpus da UFT de Porto Nacional e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (Proest). Pesquisadora com enfoque em: Análise do Discurso, Atos de Linguagem, Identidades Comunicacionais, Margens de Manobra e Racionalidade do Sujeito em ações/produções discursivas e linguageiras.

Nota de pesar

Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento da professora Juscéia Garbelini, nesta quinta-feira, 5, em São Paulo, após dois anos de luta contra um câncer. 

A educação Tocantinense perde hoje uma grande profissional. Juscéia foi secretária de Educação do Município de Palmas, fez também parte do quadro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e deixa um grande legado.

A todos os familiares e amigos, nossas orações para que Deus possa receber Juscéia em sua infinita misericórdia e dar o conforto necessário a todos que tiveram a felicidade de poder conviver com ela.

Adriana Aguiar 

Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.