Saúde

Exames gratuitos que podem detectar câncer têm baixa procura em Araguaína

Procura está abaixo de 10% do total da capacidade de atendimento diária.

Por Redação 1.264
Comentários (0)

12/07/2022 15h17 - Atualizado há 1 ano
Instituto de Prevenção de Araguaína

Em funcionamento desde o dia 27 de junho, o Instituto de Prevenção de Araguaína reúne pela primeira vez na cidade exames gratuitos de prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero e mama. Com a baixa procura, o local segue atendendo de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h50, no Setor Vila Norte.
 
Conforme dados da unidade, a procura está abaixo de 10% do total da capacidade de atendimento diária. “Estamos realizando em média oito exames por dia, sendo que temos a capacidade de 100 atendimentos, sendo 50 mamografias e o restante papanicolau”, relatou o supervisor administrativo Dennys Araújo.
 
A paciente Hilda Maria, de 62 anos, é aposentada e conheceu o instituto após um encaminhamento médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Setor Maracanã, bairro onde mora. Ela relata que passou a procurar por assistência médica após perder a mãe para um câncer de mama.
 
“A gente tem que se cuidar, eu já tive histórico de câncer de mama na família, minha mãe faleceu. Ela não se cuidava, quando fomos descobrir a doença, ela já estava com o nódulo há uns três anos”, disse a aposentada.
 
Além da unidade fixa, os atendimentos também são realizados na unidade móvel. A partir de agosto, a carreta passará a atender a região macronorte, percorrendo 64 municípios do Tocantins.
 
Importância da prevenção

Já é um hábito da servidora pública Vânia Maria da Silva, de 37 anos, cuidar da saúde. Ela esteve na unidade para agendamento. O exame ginecológico, conhecido como Papanicolaou é recomendado para mulheres com a vida sexualmente ativa. A prevenção auxilia na identificação de infecções vaginais, alterações no colo uterino e sinais de infecções sexualmente transmissíveis.
 
“Todos os anos, eu faço o exame preventivo, pois tenho consciência que o câncer é uma doença silenciosa e quando vai sentir alguma coisa é porque normalmente está bem sério, por isso é importante esse cuidado”, disse a servidora.
 
Vânia ainda destacou a relevância de desenvolver essa conscientização no público feminino. “Sempre busco incentivar outras mulheres, comentei lá no serviço e minhas colegas também virão realizar o exame preventivo”, disse.

Atendimento humanizado

O Instituto de Prevenção de Araguaína funciona em parceria com o Hospital de Amor, conhecido pela qualidade e atendimento humanizado. “Trabalhamos com equipamentos de última geração, os melhores do mercado, com protocolos que só o Hospital de Amor segue para que as pacientes se sintam acolhidas e de fato elas saem dos exames elogiando o nosso tratamento”, explicou a tecnóloga em radiologia Venilvia Pereira.
 
Como realizar a prevenção?

No caso do exame Papanicolaou, mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos podem realizá-lo, enquanto a mamografia é destinada para aquelas que têm de 50 a 69 anos.

Dentre as formas de ter acesso aos serviços está o agendamento presencial no instituto, sempre portando a seguinte documentação: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Outro modo é ligando no telefone: 3413 6000 ou por meio de encaminhamento médico das UBS (unidades básicas de saúde).

O instituto fica localizado na Rua das Colinas, nº 768, no Setor Vila Norte.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.