Nova Olinda

Amigos e familiares fazem vaquinha para pagar cirurgia de próstata em idoso de 77 anos

Familiares estão cansados de esperar pelo SUS e querem evitar um problema pior.

Por Márcia Costa 1.415
Comentários (0)

10/03/2021 15h35 - Atualizado há 3 anos
Antônio Soares dos Santos

O idoso Antônio Soares dos Santos, 77 anos, vem convivendo há mais de cinco meses com fortes dores na próstata e também com uma sonda ligada à bexiga. Ele mora no assentamento Agrovila Pé de Pequi, zona rural do município de Nova Olinda, norte do Tocantins.

Cansados de esperar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), familiares e amigos do idoso decidiram fazer uma vaquinha para tentar conseguir o dinheiro necessário para realizar o procedimento cirúrgico na rede particular.

A família conta que o idoso precisou do SUS em outra ocasião e, infelizmente, não foi atendido. Na época, Antônio Soares ficou cego por cerca de 8 anos à espera de uma cirurgia, e só voltou a enxergar depois que a família conseguiu arrecadar o dinheiro para fazer o procedimento em um hospital particular.

Uma das filhas de Antônio disse que seu pai começou a sentir desconforto na próstata há 4 anos. Na época, os médicos disseram que não era caso cirúrgico. “Infelizmente, o problema se agravou no ano passado e ele precisou ser internado no Hospital Regional por semanas. Os médicos colocaram uma sonda nele. Nós sabemos como funciona o SUS e, devido à idade e o estado de saúde dele, estamos buscando fazer essa cirurgia logo para não se tornar algo pior”, disse.

Ainda no mês de dezembro, a filha procurou a Secretaria Municipal de Saúde para agendar uma consulta com urologista, mas o idoso nunca foi chamado. "Nunca conseguimos essa consulta, por isso, tivemos que fazê-la na rede particular para pegar exames e o encaminhamento para a cirurgia. Segundo informações que tive, têm pessoas que estão com o mesmo problema e ficam anos à espera com essa sonda, correndo risco de infecção, bactéria e, às vezes, até morrer".

Conforme os familiares, a situação não está muito fácil, pois o idoso precisa ser levado a cada três dias ao hospital de Nova Olinda para fazer curativos, enfrentando uma estrada vicinal que está em péssimas condições e com muitos buracos. "Toda vez ele se machuca muito e não consegue nem se levantar no dia seguinte de tanta dor".

A cirurgia para a retirada da próstata custa em média R$ 10.300,00 (dez mil e trezentos reais), mas a família não tem condições de custear o procedimento. Um grupo de amigos, com apoio do Centro Espírita de Nova Olinda, está realizando ações solidárias.

Doações podem ser feitas por meio da conta bancária de Luana Soares, filha do idoso.

Banco do Brasil

Agência: 1959-3

Conta Corrente: 7268-0

CPF: 063.674.601-10

Luana Soares dos Santos Ferreira

Pix: 063.674.601.10

 

 

Mais informações: (63) 9 9268-9908 / 9 9272-3680

Amigos e familiares realizam rifa solidária

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.