Procurando respostas

Transferência de adolescente para HRA não põe fim ao sofrimento da família em Araguaína

Jovem ainda não teria feito tomografia para comprovar AVC

Por Joselita Matos 1.427
Comentários (0)

15/07/2021 15h45 - Atualizado há 2 anos
Jovem continua sem confirmar se está com AVC ou não

A transferência do adolescente Gabriel Felipe Sousa Assunção, 17 anos, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Hospital Regional de Araguaína (HRA), sequer amenizou o sofrimento da família do rapaz. Ele está internado na Ala Amarela da unidade desde a última sexta-feira (9), mas até agora não teria feito exame de tomografia a fim de comprovar ou descartar a suspeita de AVC.

O descaso com a saúde do adolescente vem sendo denunciado desde a semana passada pelo portal AF Notícias.

Tio do garoto, Higor Alves de Sousa entrou em contato novamente com o portal para relatar o drama. “Ele está do mesmo jeito desde o dia em que chegou no Hospital Regional. Não teve nenhuma melhora. O hospital ainda privou a família de vê-lo. O assistente social falou hoje pra minha esposa que foi proibido de dar informação para a família”, denunciou.

VEJA MAIS SOBRE O ASSUNTO

Exame de tomografia

Segundo o tio do adolescente, o exame de tomografia estava marcado para a tarde dessa quarta-feira (14), mas foi remarcado para a sexta-feira (16) no Hospital Dom Orione (HDO). Contudo, a família disse ter sido informada que não tem nenhum exame agendado em nome de Gabriel Felipe para os próximos dias.

“Para nossa surpresa, o exame que estava marcado para as três horas da tarde foi cancelado sem explicação, mesmo sabendo que o pedido é de urgência”, desabafou o tio do adolescente.

Higor disse que sua esposa teria sido informada que o exame não foi realizado porque Gabriel estava muito agressivo. “Quer dizer que eles não têm nenhum mecanismo para aplicar uma medicação e fazer o exame? Estamos está achando tudo isso muito estranho”, reclamou.

“Queremos apenas saber o que está acontecendo!”, finalizou o tio em súplica.

O QUE DIZ A SAÚDE

O AF Notícias questionou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre a situação do adolescente. 

Em nota, a SES disse que o jovem deu entrada no dia 09 de julho pela Sala Amarela e está sendo acompanhado pela equipe de Neurologia. Conforme a Saúde, foi realizada Tomografia de Crânio e punção liquórica para descarte de suspeita de meningite. Com o resultado do exame, foi evidenciada a necessidade de exame complementar (arteriografia cerebral, realizado pela pactuação vigente no Hospital e Maternidade Dom Orione (HMDO) ).

"O referido exame foi marcado para esta quarta-feira, 14, porém não pode ser realizado devido a instabilidade clínica do paciente, contra indicando o seu deslocamento. O exame foi remarcado para sexta-feira, 16, às 16h, no HMDO", afirmou a Secretaria na nota.

"A SES destaca que a presença de acompanhantes na Sala Amarela não é permitida, devido o local  ter perfil assistencial, compatível com UCI – [Unidade de Cuidados Intensivos]", finalizou a Secretaria.

Entenda

O adolescente Gabriel Felipe deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 6 de julho sentindo forte dor de cabeça, visão embaçada e suspeita de AVC. Ficou na unidade até a sexta-feira, dia 9, após o AF Notícias ter denunciado que o Hospital Regional de Araguaína (HRA) recusou a transferência alegando falta de vaga. Porém, no mesmo dia a vaga foi providenciada e o jovem transferido.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.