Tecnologia

Ferramenta traça mapa da covid-19 em Palmas e informa possíveis locais de contaminação

A ferramenta está sendo executada em celulares de pacientes que testaram positivo.

Por Redação 1.302
Comentários (0)

03/04/2020 15h40 - Atualizado há 4 anos
A ferramenta possibilitará a realização da notificação e monitoramento de sintomas destas pessoas

Uma ferramenta que possibilita mapear a localização geográfica de aparelhos de celular está sendo utilizada para identificar por onde os pacientes da covid-19 transitaram em Palmas.

A nova tecnologia está operada pelo Núcleo Especializado de Computação Forense da Superintendência de Polícia Científica, da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Capital (Semus). 

Por enquanto, a ferramenta está monitorando apenas pacientes da capital que testaram positivo para covid-19 e que aceitaram participar da pesquisa de forma voluntária.

A partir dos dados extraídos, é possível elaborar um mapa das áreas de eventual contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) e de possíveis pontos de novas contaminações.

Conforme o secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, a SSP-TO está disponibilizando o trabalho da Polícia Científica para auxiliar nesse enfrentamento da pandemia. Segundo ele, o uso dessa ferramenta proporciona uma melhor tomada de decisões e planejamento de ações do Governo do Tocantins para manter os baixos índices de contágio e, assim, minimizar os impactos da crise.

Para a superintendente de Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, por se tratar de uma doença nova e sem tratamento específico cientificamente comprovado, as ações preventivas para o seu enfrentamento são essenciais. Ela ressalta que o que a SSP-TO está fazendo em nível institucional é proporcionar, por meio da Perícia Criminal, condições técnico-científicas para ações preventivas em grande escala, otimizando o trabalho de contenção da covid-19 já implementado pelo Governo do Tocantins.

 Parceria

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Marta Malheiros Alves, o monitoramento de onde o paciente positivado para Covid-19 esteve propiciará a intervenção e a identificação de contatos. Além disso, a nova ferramenta possibilitará a realização da notificação e monitoramento de sintomas destas pessoas. A diretora ressalta é muito importante a identificação e a contenção da Covid-19, uma vez que ela é uma doença transmissível, cujos sintomas podem aparecer os sintomas em até 14 dias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.