Lei municipal

Frigorífico Aracarnes é declarado de utilidade pública em Araguaína e planeja expandir negócios

Lei foi promulgada e publicada no Diário Oficial do Município neste mês.

Por Redação 1.243
Comentários (0)

21/06/2023 14h58 - Atualizado há 10 meses
Frigorífico Aracarnes fica localizado às margens da TO-222, perto do setor Barra da Grota

Criada em 9 de dezembro de 2017 em Araguaína, a Associação dos Empresários do Comércio de Carnes do Tocantins, mais conhecida como Frigorífico Aracarnes, foi declarada de Utilidade Pública por meio da Lei Municipal nº 3.403, que foi aprovada pela Câmara de Vereadores e promulgada em 07 de junho de 2023.

De acordo com o presidente da associação, Sebastião de Alencar Bastos (Toquinho), agora com o título em mãos, a entidade buscará expandir seus negócios, inclusive para outros Estados, e se regularizar perante os órgãos públicos.

“É isso, com o título de utilidade pública estaremos juntos com a municipalidade dando mais legalidade e segurança jurídica aos empresários e distribuidores de carnes que realizam abates na Aracarnes. Também poderemos, a partir de agora, buscar o CIF que nos permite exportar nossa carne, além é claro, de aumentar a oferta na região”, afirmou Toquinho.

Com a declaração de utilidade pública, a Aracarnes também poderá pleitear incentivos fiscais e fomentar, principalmente, o pequeno açougueiro que abre seu negócio em bairros periféricos, já que os grandes frigoríficos têm como foco a exportação de carnes.

Desde sua criação, a Aracarnes, entidade sem fins lucrativos, tem prestado relevantes serviços à comunidade araguainense e fornece carne de qualidade ao pequeno, médio e grande empresário, e realiza constante monitoramento de qualidade em toda a cadeia de produção do gado, com as carcaças 100% tipificadas. A associação também ajuda ONG's e instituições que prestam serviços de relevância social.

A tipificação de carcaças se constitui na avaliação das carcaças dos animais abatidos e sua classificação de acordo com a maturidade fisiológica, o sexo, a conformação, o acabamento e o peso do animal.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.