Minério

Governo, prefeito e empresário discutem implantação de mineradora em Muricilândia

Município possui uma grande reserva de minerais nobres.

Por Redação 1.230
Comentários (0)

01/10/2021 19h15 - Atualizado há 2 anos
Secretário Tom Lyra se reuniu com empresário e prefeito do município de Muricilândia

O presidente da Agência de Mineração do Tocantins, Tom Lyra, recebeu na manhã desta sexta-feira (1º), o CEO da empresa Ecocidades GTA, Alexandre Torres, e o prefeito da cidade de Muricilândia, Alessandro Borges (PL).

No encontro foi apresentada ao secretário uma proposta de incentivo fiscal para a implantação de uma indústria de produção de fertilizantes e produtos eletroquímicos em Gurupi e futuramente na exploração de minério no município de Muricilândia, onde há uma grande reserva de minerais nobres.

“O Tocantins é uma grande surpresa para a nossa empresa porque nós fizemos excelentes descobertas minerais do estado. Um lugar que apresenta grande cadeia geológica de minérios de excelente qualidade como o manganês, o grafite, cobre, entre muitos outros. Quando começamos a fazer as primeiras pesquisas e prospecções aqui, ficamos felizes em observar que o Tocantins talvez hoje seja a terceira maior instância minerária do país”, pontuou o empresário.

De acordo com o prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges, a receptividade do governo em considerar e ouvir projetos de novas empresas possibilita o avanço econômico dos municípios. “O governo tem se mostrado muito aberto para receber investimentos, tanto externos quanto internos e esses investimentos geram emprego, renda e melhoria na qualidade de vida das pessoas”.

A atividade mineradora do Tocantins vem alavancando a arrecadação no estado e incentivando a ação de novas empresas que propiciam aumento na receita e a oferta de novos postos de trabalho.

De acordo com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) existem, atualmente, mais de 100 empresas atuando no ramo da mineração no estado. Dentro desse grupo, 93 arrecadam Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais (CFEM), para seus municípios em 2021. Ainda segundo a ANM, neste ano, as empresas do setor mineral do estado do Tocantins movimentaram R$ 6.701.820.009,52 em operações brutas.

Para o secretário, Tom Lyra, a abertura que o Governo Estadual fornece para a chegada de novos empreendimentos é vital para resultados de desenvolvimento e engrandecimento do estado.

“Graças a diretrizes estipuladas pelo governador Mauro Carlesse, hoje o Tocantins se posiciona em um lugar de destaque no cenário da mineração na região norte e no país. Nós podemos observar esse fato com os números da nossa arrecadação e também com o interesse de empresas de fora em investir no nosso estado. A Agência de Mineração está sempre de portas abertas para receber empreendimentos que poderão agregar crescimento para nossa economia e nossa população”, afirmou o secretário. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.