Surpresa!

Bebê nasce às pressas em UBS em Araguaína: 'eu não tive nem tempo de pensar', relata mãe

'Foi emocionante, foi algo totalmente inesperado', disse gerente da unidade.

Por Redação 1.145
Comentários (0)

21/03/2023 16h35 - Atualizado há 1 ano
Daniela Costa Silva e a filha, Sara

A pequena Sara Silva Viana nasceu no dia 20 de março de 2023, às 14h22, mas não no local previsto. Essa é uma história que geralmente é contada nos filmes e novelas, mas na verdade aconteceu bem pertinho dos araguainenses, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Raimundo Gomes, no Setor Maracanã.

A dona de casa Daniela Costa Silva, de 23 anos, estava deitada em casa, grávida de 38 semanas, quando o alerta veio. “As dores começaram e comecei a sangrar um pouco. Meu esposo estava comigo, ficou um pouco agoniado, e daí decidimos ir direto para a UBS, porque não estávamos em condição de pegar um transporte para a maternidade. Foi a primeira coisa que pensei, porque lá eles poderiam ligar para a ambulância”, disse.

Na unidade, Daniela foi imediatamente acolhida na recepção. “Achamos que dava tempo de avaliar e chamar o Samu. Como vimos que as dores estavam bem intensas, os técnicos triaram ela de imediato e já colocaram no consultório médico para uma avaliação melhor da médica. E foi aí que começou a correria”, conta a gerente da UBS, Lays Brandão Aquino.

O parto

Juliana Negreiros de Araújo foi a médica que estava em atendimento na unidade e recebeu Daniela. Ela tentou fazer o exame da ausculta do bebê na barriga, mas não foi possível porque as contrações estavam muito fortes. Então a médica passou para o exame do toque e percebeu que Daniela já estava com dilatação total para o parto normal. “Poucas vezes as gestantes chegaram com o trabalho de parto tão avançado”, disse a médica.

O Samu já havia sido acionado, mas tudo aconteceu muito rápido. A criança estava pronta para nascer e a médica Juliana precisou iniciar o parto com o apoio da também médica Patrícia Iunes e da equipe da UBS. “Era um parto pélvico empelicado, que acontece sem romper a bolsa amniótica, algo raro, mas, de certa forma, favoreceu para o bom andamento do procedimento”, detalha.

Sara nasceu sem chorar, deixou toda equipe um pouco apreensiva, mas logo foi aquecida e iniciou a amamentação, tranquilizando mãe, pai e a equipe da UBS. O Samu chegou pouco tempo depois e levou Daniela e Sara para o Hospital e Maternidade Dom Orione.

Uma experiência única

“Foi emocionante, foi algo totalmente inesperado, então assusta, né?”, confessa a gerente Lays, que ainda faz questão de lembrar que, mesmo não tendo a estrutura e suporte adequados para aquele momento, a equipe conseguiu dar o melhor. “Todos ajudaram da sua maneira. Se eu já os admirava, agora eu admiro mais ainda. Eles foram sensacionais”, acrescentou. 

“Foi uma experiência emocionante para mim e para toda a equipe que participou do ocorrido. Ficamos felizes no final, quando a criança conseguiu amamentar, o que ajuda muito na parte final do parto e do bem-estar da mãe e da criança”, afirmou a médica Juliana.
 
Volta para casa

Sara e Daniela estão muito bem de saúde e devem receber alta até o dia 22. Junto do pai e marido, Gelcivan, elas aguardam o retorno para casa para a caçula da família conhecer os irmãos Emily Vitória, de três anos, e Daniel, de dois anos.

Passada toda a correria, Daniela disse respirar aliviada. “Agora eu já estou melhor, depois de tudo o que passou. Eu não tive nem tempo de pensar, entender o que estava acontecendo. Mas eu fui bem recebida na UBS durante todo o tempo, por isso só tenho a agradecer”, finalizou.

Sara deve voltar em breve para casa para se juntar aos irmãos Daniel e Emily

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.