Turismo

Gurupi avança de categoria no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 e comemora destaque

A atualização consta no Diário Oficial da União (DOU) do dia 26 de agosto.

Por Redação 723
Comentários (0)

02/09/2019 15h42 - Atualizado há 4 anos
Gurupi passou da categoria C para a B

Gurupi, a principal cidade da região sul do Tocantins, passa a fazer parte da categoria B com a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021.

A cidade cumpriu os compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo (MTur), entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A atualização consta no Diário Oficial da União (DOU) do dia 26 de agosto. A revisão é feita a cada dois anos.

Em 2018, a cidade estava na categoria C. Essa categorização é um instrumento do Ministério do Turismo para identificar o desempenho da economia do setor e, entre outras coisas, definir o valor dos investimentos e a distribuição de recursos. Essa classificação em A, B, C, D e E, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Turismo, subsidia a priorização de investimentos por programas da pasta, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Gurupi (COMTUR), Fábio Ferreira de Araújo, é necessária a conscientização do empresariado local para fazer a inclusão no Cadastur, o que na prática, poderia resultar na elevação da categoria do município.

“O cadastro é gratuito e não há razão para que a cidade tenha tão poucos estabelecimentos cadastrados. O município está promovendo ações de incentivo, porém os empresários precisam se conscientizar da importância. Com a categoria A, são mais investimentos e, se há mais recursos, todos ganham”, enfatizou.

O Tocantins tem sete regiões turísticas, sendo elas o Bico do Papagaio, Encontros do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias, Cantão, Serras e Lagos, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios. Gurupi faz parte da Região Turística Ilha do Bananal.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.