Saúde

HDT adquire sistema de videolaparoscopia e voltará a realizar cirurgias eletivas em Araguaína

Sistema possibilita cirurgias menos invasivas e mais rápidas.

Por Redação
Comentários (0)

30/09/2022 17h18 - Atualizado há 1 ano
Sistema de videolaparoscopia permitirá realização de cirurgias minimamente invasivas no HDT-UFT

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) adquiriu um sistema de videolaparoscopia auxiliará na redução do tempo cirúrgico e de permanência hospitalar, e ainda na redução de alguns tipos de complicações cirúrgicas, além de possibilitar a execução de cirurgias menos invasivas. O investimento do novo aparato foi de R$ 356 mil.

O médico cirurgião e superintendente da unidade, Antonio Oliveira, explicou que o sistema adquirido viabilizará a ampliação na oferta de serviços para novas especialidades no futuro, como cirurgias torácicas e urológicas. “As cirurgias por videolaparoscopia proporcionam menor dor pós-operatória, incisões menores, menor incidência de infecções em feridas operatórias e retorno mais rápido às atividades laborais do paciente”.

Para a chefe da Divisão Médica, Lilian Cristhian Ferreira dos Santos Rocha, a aquisição desse aparelho de vídeo vai proporcionar o desafogamento da lista de espera dos pacientes por cirurgias eletivas, como por exemplo de hérnia e vesículas com qualidade, proporcionando a esses usuários, maior rapidez na recuperação, sem muita dor e sofrimento.

A abertura efetiva do serviço de cirurgias eletivas no HDT-UFT está previsto para a próxima semana.

Treinamento

Médicos, enfermeiros, instrumentadores, técnicos de enfermagem, engenheiro clínico e demais profissionais envolvidos no funcionamento do sistema de videolaparoscopia receberam capacitação nos dias 27 a 29 de setembro, ministrado por instrutor da empresa fornecedora do equipamento (Pregão eletrônico 13/2021 - Equipamentos e mobiliários hospitalares), com acompanhamento do Setor de Engenharia Clínica do HDT-UFT.

De acordo com a chefe da Divisão de Divisão de Logística e Infraestrutura, Nadja Barros, o objetivo do treinamento foi apresentar aos profissionais de maneira prática e simples, sobre princípios, ajustes, capacidade técnica, pressões, montagem, desmontagem e reprocessamento do novo sistema de todos os instrumentais.

Sobre o hospital

O HDT-UFT é o primeiro hospital universitário federal do Estado do Tocantins, oferta atendimentos especializados em doenças infectoparasitárias e faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde fevereiro de 2015.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.