Green Kitchen

Hospital Dom Orione é o único do Tocantins que tem certificação em alimentação sustentável

Já é o sétimo ano consecutivo que a unidade tem o reconhecimento nacional.

Por Redação
Comentários (0)

05/08/2023 08h26 - Atualizado há 8 meses
Restaurante do Hospital Dom Orione

Por adotar práticas saudáveis e sustentáveis em seu serviço de alimentação, o Hospital Dom Orione faz parte da seleta lista de instituições brasileiras aprovadas no Programa Green Kitchen (Cozinha Verde). Já é o sétimo ano consecutivo que a unidade tem o reconhecimento nacional da qualidade das refeições produzidas para pacientes e colaboradores. 

Desde 2017, o Hospital Dom Orione é a única instituição do Tocantins a fazer parte do programa promovido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam). O Green Kitchen avalia e certifica as empresas que adotam práticas sustentáveis na produção de suas refeições, primando pelo padrão de qualidade em termos nutricionais, sociais e ambientais. 

Para aderir ao programa, as instituições passam por uma série de avaliações que envolvem itens como a qualidade dos alimentos, os materiais de operação e o treinamento da equipe.

A coordenadora técnica do Setor de Nutrição e Dietética do Hospital Dom Orione, Ramylla Rizia Palitot, explica que os critérios de avalição são bem rigorosos e envolvem diversas práticas de promoção da sustentabilidade que vão desde o preparo dos alimentos até o gerenciamento e descarte dos resíduos. 

“Esta certificação reconhece e reafirma o compromisso do Hospital Dom Orione com as boas práticas ambientais e sociais”, destaca o superintendente executivo, Osvair Cunha. O gestor ainda enfatiza que, além dos cuidados com a saúde, o meio ambiente recebe atenção especial. “Temos um rigoroso gerenciamento de resíduos, com o devido tratamento e descarte, atendendo todos os dispositivos da legislação ambiental”, completou. 

Reforma

Em 2022, o restaurante do Hospital Dom Orione recebeu uma grande obra de revitalização e modernização. Um ambiente aconchegante e climatizado que proporciona alegria e conforto para as pessoas que fazem ali suas refeições. Com a reforma, o ambiente passou a se chamar Restaurante Irmão João Clemente Mateus, em homenagem a um grande missionário que dedicou boa parte de sua vida para disseminar o carisma de São Luís Orione entre colaboradores e assistidos do hospital.

O tema do design do novo restaurante é a natureza, fazendo link com o selo Green Kitchen. A cor verde agave, as plantas naturais e pedras em granito compõe e harmonizam o tema. Além do design, a reforma contempla um novo fluxo de atendimento pensando na funcionalidade e segurança do local.

A sustentabilidade também foi pensada na escolha dos equipamentos e utensílios. Foram adquiridos pratos de porcelana, talheres e copos em inox, secadores de mãos eletrônico e torneiras automáticas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.