250 casas

Ibope realiza testes de covid-19 e pesquisa sobre evolução da doença em Araguaína

Araguaína e mais duas cidades fazem parte da coleta.

Por Redação 1.288
Comentários (0)

15/05/2020 11h30 - Atualizado há 3 anos
Gota de sangue sendo coletado em moradora

O Ibope Inteligência está realizando, em 133 municípios do país, uma pesquisa para mapear o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil, mesmo as que não têm sintomas. No Tocantins, o trabalho é realizado em Araguaína, Palmas e Gurupi.

Financiado pelo Ministério da Saúde, o estudo é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e executado pelo Ibope por meio da Sirius Pesquisa. O objetivo é medir o nível de imunização da população brasileira ao novo coronavírus e identificar a forma de propagação do vírus pelo País. Com isso, será possível criar políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia.

Os pesquisadores iniciaram o trabalho nesta quinta-feira (14) e seguem nesta sexta-feira (15). As visitas serão realizadas em 25 localidades da cidade, cada uma com 10 endereços, totalizando 250 casas visitadas.

O morador que aceitar participar da pesquisa assinará um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que informa os objetivos, procedimentos, sigilo dos dados, voluntariedade de participação, entre outros aspectos.

Os pesquisadores fazem o teste rápido do morador com apenas uma gota de sangue da ponta do dedo. Se este testar positivo, o teste é feito nos demais moradores da casa. Se não, a pesquisa está concluída naquela residência”, explicou Márcia Santos, gerente operacional da Sirius Pesquisa.

As equipes repetirão o procedimento nos mesmos bairros em mais duas visitas com intervalo de 15 dias para cada retorno.

Segurança

As duplas de entrevistadores estão devidamente identificadas com crachás da empresa Sirius Pesquisa e Ibope, além do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas, máscaras descartáveis, sapatilhas descartáveis, aventais descartáveis e óculos de proteção. 
 
Além disso, terão em mãos frascos de álcool em gel, sacos de lixo infectante e caixas de descarte de materiais hospitalares. Todos os profissionais passaram pelo teste da covid-19 para que pudessem estar aptos a visitar as casas.

(Mara Santos)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.