Absurdo!

Sem ambulância, idoso é transportado em carroceria de caminhonete de prefeitura por 125 km

Donizete Clarindo se acidentou de moto no assentamento Vila Reunidas, em Aragominas.

Por Conteúdo AF Notícias 2.928
Comentários (0)

31/07/2023 10h30 - Atualizado há 9 meses
Idoso de 67 anos transportado na carroceria de uma caminhonete de Aragominas até Araguaína.

Após sofrer um acidente na zona rural do município de Aragominas (TO), um idoso de 67 anos foi transportado na carroceria de uma caminhonete da prefeitura da cidade, de forma precária, improvisada e sem nenhuma segurança, até o Hospital Regional de Araguaína (HRA). O caso gerou revolta. O prefeito da cidade é Marcos Alexandre.

O aposentado Donizete Clarindo da Silva mora no assentamento Reunidas, que pertence ao município de Aragominas. No último sábado (29/7), por volta das 16 horas, ele caiu de moto e foi socorrido por um morador, que o levou para o posto de saúde da comunidade.

Mas como no local não havia ambulância, a equipe ligou para a Prefeitura de Aragominas solicitando um veículo para transferir o paciente. Porém, para a surpresa de todos, foi enviada uma caminhonete da Secretaria de Saúde ao invés de ambulância.

A distância do assentamento até a cidade mais próxima, Muricilândia, é de aproximadamente 65 km por uma estrada de terra. De lá até Aragominas, são mais 20 km, e até Araguaína, outros 40 km, totalizando cerca de 125 km na carroceria da caminhonete.

Para agilizar o socorro, o morador que ajudou o idoso o levou no próprio carro até encontrar a caminhonete. Em seguida, Donizete Clarindo foi levado na carroceria do veículo até o posto de saúde de Aragominas, onde ficou esperando a autorização do Hospital Regional de Araguaína (HRA) para ser transferido.

Após a autorização, o paciente foi transportado novamente na carroceria da caminhonete até Araguaína, chegando ao HRA por volta das 20h50.

Conforme a filha do idoso, o pessoal que trabalha na Secretaria da Saúde de Aragominas justificou que as três ambulâncias do município estão no conserto e só havia a caminhonete para atender o paciente. 

Detalhe, a caminhonete Triton da prefeitura nem abria a tampa; então tiveram que colocar meu pai por cima e na hora de retirar foi assim também (ou seja, provavelmente diminuíram drasticamente as chances que meu pai tem de reaver os movimentos das pernas”, denunciou a filha.

Sabemos que os profissionais fizeram o que estavam ao seu alcance, tendo em vista os recursos e o conhecimento que tinham, mas é um absurdo a prefeitura deixar acontecer uma coisa dessas em relação ao transporte”, desabafou a filha.

“Porque não solicitaram uma ambulância ali de Santa Fé ou de Muricilândia? Sabemos que tudo isso pode ser ajustado, mas o povo não pensou na hora não”, lamentou a filha.

ESTADO DE SAÚDE

De acordo com as filhas, o idoso está consciente e conversando com dificuldade. “O médico não fechou o diagnóstico dele, pois está aguardando uma ressonância magnética. Ele não está movimentando as pernas e está tendo espasmos (movimentos involuntários) nos braços. Mas para quem viu a situação essa é a impressão que fica. O Protocolo de Movimento de Restrição da Coluna ali foi ZERO!”, afirmou uma filha do senhor Donizete.

Donizete na frente do HRA.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.