Araguaína

Idosos se amontoam em UBS de Araguaína: 'quem ainda não pegou o corona vai pegar aqui'

Alguns idosos chegaram às 5h da manhã e não conseguiram senha.

Por Márcia Costa 2.010
Comentários (0)

18/03/2021 17h25 - Atualizado há 3 anos
Idoso chegou às 5h da manhã e ficou sem senha

 

O início da vacinação contra a covid-19 para idosos acima de 75 anos começou com confusão e aglomeração na porta da Unidade Básica de Saúde Manoel Maria Dias de Brito, no setor Cimba, em Araguaína. O caso foi registrado na manhã desta quinta-feira (18).

Os idosos e acompanhantes reclamavam da falta de organização e da baixa quantidade de doses disponíveis. A UBS recebeu apenas 50 doses para profissionais de saúde e 160 doses para idosos, quantidade insuficiente para vacinar o público que estava aguardando do lado de fora da unidade.

Alguns idosos não conseguiram senha e foram embora, mas outros que chegaram ainda de madrugada decidiram ficar de plantão até serem vacinados. O senhor Moura Fé, de 76 anos, morador do bairro São João, levou até cadeira.

“Cheguei às 5h da manhã e até pedi minha filha para trazer meu almoço e uma coberta pra eu não morrer de frio aqui. Vou aguardar até eu ser vacinado, pois não deram senha pra mim mesmo eu tendo chegado bem cedo. Está faltando organização! Quem não pegou o corona em casa, vai pegar aqui com essa multidão”, desabafou o idoso.

O idoso João Elias também resolveu aguardar na porta da UBS. "Vou esperar porque disseram que acabou agora de manhã, mas cheguei às 5h30 e vou esperar até a tarde para ver se consigo ser vacinado".

A Prefeitura de Araguaína recebeu nessa quarta-feira (17) apenas 920 doses para aplicação nos idosos acima de 75 anos e profissionais da saúde. As doses foram distribuídas em seis Unidades Básicas de Saúde.

VÍDEOS

Vídeo

 

Vídeo

O QUE DIZ A PREFEITURA

A Prefeitura de Araguaína informou que está organizando os moradores na entrada das unidades básicas de saúde e implantou tendas para melhor acomodação. A chuva da manhã desta quinta-feira (18), fez com que muitas pessoas sem guarda-chuvas se abrigassem nas coberturas, gerando o registro pontual de suposta aglomeração no recebimento da dose, o que não vem ocorrendo nas UBS.

A prefeitura disse ainda que está aplicando vacinas contra covid-19 de acordo com o envio das doses e já usou 92,3% do estoque. Até o momento, foram recebidas 9.630 unidades para a primeira dose, sendo dessas 920 direcionadas pelo Ministério da Saúde para idosos acima dos 75 anos e profissionais de saúde.

Para solucionar a falta de vacina, o prefeito Wagner Rodrigues aderiu ao consórcio gerenciado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e segue negociando diretamente com os laboratórios. A ação direta dos prefeitos foi autorizada no último 23 de fevereiro, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.